Fatores que definem um mix de produtos

O que é um mix de produtos?

O mix de produtos é uma estratégia de marketing em que uma empresa oferece uma variedade de produtos ou serviços ao seu público-alvo.

Esta estratégia permite atingir diferentes segmentos de clientes, atendendo necessidades e preferências distintas. Isso possibilita a expansão e o aumento de faturamento do negócio.

Fatores determinantes para o mix de produtos

Alguns fatores podem ser determinantes na hora de oferecer uma maior variedade de produtos e aumentar a fatia de mercado da empresa.

Antes de diversificar um produto ou entrar no mercado com novas ideias, é essencial pesquisar o mercado levando em consideração estes fatores.

Quantidade de produtos que podem ser oferecidos

Em todo negócio é possível oferecer uma variedade de produtos que atendam diferentemente as necessidades de cada grupo de clientes.

Na indústria automóvel, por exemplo, diferentes gamas são oferecidas com o objetivo de atender a diferentes preferências (sedan, SUV, esportivos, entre outros).

É possível ainda oferecer outros tipos de produtos. No exemplo anterior, a empresa poderia optar por oferecer, além de carros, motos, caminhões ou outros tipos de veículos.

Na hora de abordar uma estratégia de mix de produtos, três dimensões da gama de produtos devem ser considerados pela empresa:

  • Largura: a quantidade de linhas de produtos na gama oferecida.
  • Comprimento: a quantidade total de produtos dentro da gama.
  • Profundidade: as variações de um mesmo produto, como cores, tamanhos, sabores ou quaisquer outras características diferenciáveis.

Para ser possível diversificar a gama de produtos, o próximo fator deve ser levado em conta.

Tamanho da empresa e do negócio

A capacidade em investir e em produzir define a eficiência em aumentar a variedade de produtos ou serviços de um negócio.

Em grandes empresas, por exemplo, pode ser comum haverem alterações na linha de produção quando novos produtos são lançados. Já em empresas menores, a adaptação é feita com mais investimentos e uma possível expansão.

Localização do mercado

A região onde o produto é comercializado deve ser levado em consideração. Algumas características como o clima, a cultura de consumo, renda dos consumidores, se diferenciam em cada localidade.

Se a localização é distante da empresa, os custos com logística também entram nesta equação.

Sazonalidade

A sazonalidade também é outro fator importante a se considerar, já que determinados produtos não são procurados o ano todo.

Ao se pensar em um mix de produtos que a procura cai em determinada época, a administração interna poderá ter de levar em conta alterações na produção.

Ciclo de vida do produto

Entender o ciclo de vida em que o produto se encontra é essencial para saber o quanto vale a pena investir para colocá-lo no mercado.

Um produto recentemente lançado ou em fase de expansão, pode indicar que o investimento é ideal. Já o produto em declínio é um indicativo para a empresa não começar a atuar com ele.

Marca

A marca do produto, muito mais do que uma identificação, é o que transmite aos consumidores a mensagem que a empresa quer passar com o que comercializa.

Este é um dos fatores em que se torna essencial pensar em qualidade, já que sem ela a marca poderá ter uma imagem negativa até mesmo para a empresa como um todo.

Produtos complementares

Os produtos complementares são aqueles em que o consumidor adquire por ter comprado algum outro que o complementa.

Fazer um mix de produtos com essa característica pode ser uma boa oportunidade para a empresa e para a imagem associada à marca.

Outros fatores

Algumas outras determinantes podem ser levados em conta na hora de criar um mix de produtos, tais como:

  • Produtos concorrentes;
  • Produtos substitutos;
  • Canais de distribuição;
  • Custos além da produção como impostos ou taxas de juros para investimentos;
  • Matérias-primas e fornecedores.

Muitos destes fatores dizem respeito aos custos de se produzir. Antes de oferecer um mix de produtos, a empresa deve analisá-los corretamente e definir o melhor preço no mercado.

Entenda como definir os 4Ps do mix de marketing.

Já sabe como fazer uma análise de mercado? Veja também sobre pesquisa de mercado.

Missão, visão e valores de uma empresa Fatores que definem um mix de produtos O que é o modelo IS-LM