Habilidades e competências profissionais

As habilidades e competências de um profissional podem ser desenvolvidas e são requisitos prévios das empresas. A competição do mercado de trabalho tem aumentado cada vez mais e competências bem apresentadas no currículo podem ser um grande diferencial para uma contratação.

A competência é uma modalidade estruturada no conhecimento, ou seja, aptidão em se cumprir uma objetivo e, para um profissional, são elas que o auxiliam em cumprir suas tarefas.

Já a habilidade é um tipo dessas competências e estão mais ligadas ao "saber fazer", indicando o modo como cada profissional é capaz de realizar uma atividade.

Entre essas duas qualidades é possível saber o que uma pessoa sabe fazer (habilidades) e como esta sabe colocar em prática aquilo que sabe (competências).

Habilidades e competências no currículo

As habilidades e competências são qualidades pessoais para cada profissional, porém é importante saber definir as duas coisas ao preenchê-las no currículo.

É comum que, muitas pessoas coloquem nesta seção traços de personalidade ao confundirem com as verdadeiras competências pessoais. Para fazer de maneira correta é preciso definir cada um e juntá-los da maneira correta. 

Habilidades

A habilidade revela a capacidade inicial de uma pessoa em fazer algo, indicada pelo próprio aprendizado em cursos ou formação em uma área específica, ou mesmo, características psicológicas como motivação ou autoconfiança.

Uma habilidade pode ser desde técnica, com a compreensão e o domínio de certa atividade, como também do tipo humana, em saber coordenar, liderar ou resolver conflitos.

Existe também um tipo de habilidade mais conceitual, que acontece quando alguém sabe trabalhar com certa ideia e raciocinar sobre todo o grupo, muito comum para gerentes empresariais.

Por exemplo, um profissional pode ser hábil em informáticaem sua escrita, gerenciar o próprio tempo, em ser um líder, em se comunicar ou também, experiente com determinada tarefa.

Competências

Podemos definir as competências como o conjunto de habilidades, conhecimentos, comportamentos ou atitudes que permitem ao profissional executar as tarefas com maior probabilidade de sucesso.

Em comparação às habilidades, que definem os conhecimentos iniciais para certa tarefa, a competência passa a desenvolver em um contexto mais amplo, todos os conhecimentos e talentos adquiridos.

A junção do talento e a habilidade, permite a cada profissional, a qualificação e a busca por melhores resultados de forma contínua.

Por exemplo, alguém com habilidade em um software pode apresentar várias competências além da própria formação para utilizá-lo, como criatividade, capacidade para um certo planejamento a partir desta ferramenta, entre outras.

É preciso, então, saber construir um currículo que se torne atrativo a partir da união das habilidades com as competências, o "saber fazer" com o "como fazer".

 Desenvolver uma habilidade pode ser feito de várias maneiras, por isso, as competências de cada profissional pode ser o maior diferencial para o mercado de trabalho e a concorrência de uma vaga de trabalho.

GmbH Habilidades e competências profissionaisHedge