O que é Trade-off

Trade-off é um termo em inglês muito utilizado na economia e que define as situações em que existem conflitos de escolha.

Este conceito aborda o resultado de uma escolha comparando o que foi selecionado em detrimento daquilo que se abriu mão.

Um dos exemplos mais comuns está presente em nossos hábitos de consumo. Quando optamos por um produto ou serviço abrimos mão das outras opções que temos, onde ele aparece.

O trade-off é abordado em muitas teorias econômicas e está presente em todas as suas áreas.

Sua representação gráfica é comumente feita como no exemplo abaixo, considerando níveis de uma decisão teórica entre "A" e "B" considerando uma mesma utilidade "U":

Representação gráfica de um trade off
Representação gráfica de um trade-off

Conceito de trade-off na Economia

Na economia os recursos que temos a nossa disposição são limitados. Considerando isso, estamos sempre fazendo escolhas, visando as melhores possíveis.

Estas escolhas estão presentes em diferentes áreas e em decisões de todos os agentes econômicos: indivíduos, famílias, empresas, governos e sociedades.

Para tomar as melhores decisões, o trade-off é expresso em "custos de oportunidade", uma medida teórica que representa o custo daquilo que se deixou de escolher.

Segundo o conceito, as melhores decisões são aquelas que envolvem menores custos de oportunidade, em que se obtém um maior benefício com a escolha.

Este é um dos conceitos-base das Ciências Econômicas, que busca entender as melhores formas de utilizar os recursos que temos à disposição.

Exemplos de trade-off

O trade-off pode ser exemplificado para quaisquer situações em que os agentes econômicos estão perante escolhas. Essa decisão faz com que, ao escolher um bem, seja preciso escolher menos do outro. Veja alguns exemplos:

  • Um indivíduo tenta decidir entre comprar uma nova casa ou realizar uma grande reforma na casa onde mora;
  • Uma empresa pondera deixar de produzir certo produto e passar para uma empresa terceirizada;
  • Um governo decidindo quanto de seus fundos se destinam à educação e qual o montante vai à saúde;
  • Um estudante tentando escolher quanto de seu tempo irá estudar e o quanto irá gastar em lazer;
  • Uma família decidindo o montante que irá aplicar as suas poupanças em três diferentes fundos de investimentos.

Trade-off entre consumo e lazer

A escolha entre consumo e lazer é um dos temas mais abordados na Economia, especialmente na Microeconomia, quando aborda o conceito de utilidade marginal.

Com o tempo disponível, um agente tem um trade-off em que precisa distribuir entre tempo trabalhado e não trabalhado (lazer). A esta escolha está associado o salário que adquire ou deixa de adquirir conforme escolhe o lazer.

A teoria considera que, conforme se abdica mais do lazer em troca de trabalho, maior será a remuneração exigida. Nesta relação é que se inclui o consumo.

O consumo deste agente pode ainda ser dividida entre o presente e o futuro. Se optar por consumir no futuro deixa a sua remuneração em poupança para que receba juros.

Trade-off entre inflação e desemprego

A relação entre inflação e desemprego é outro tema abordado na Economia e está relacionado à Curva de Phillips.

Este conceito econômico afirma que existe uma relação inversa entre as taxas de inflação e as de desemprego, gerando um trade-off entre elas.

Pela curva que representa esse trade-off, uma diminuição na taxa de desemprego leva a um aumento da inflação, podendo ocorrer o contrário. Veja um exemplo abaixo:

curva de phillips representando o trade off entre inflação e desemprego

Por muitas décadas esta ideia foi adotada em políticas monetárias ou fiscais como tentativa de influenciar o crescimento das economias. Estando em baixa inflação e alto desemprego as políticas seriam feitas no sentido de estimular a demanda, invertendo a situação da curva.

Este trade-off recebeu críticas por economistas monetaristas principalmente após os períodos de estagflação a partir da década de 1970, quando houve alta dos dois indicadores.