Private Equity

Private Equity é uma modalidade de investimento em que um fundo levanta capital para adquirir participação em empresas já desenvolvidas e obter lucro a médio ou longo prazo com a venda.

É conhecido por seu um investimento de risco, mas também uma oportunidade de negócio para empresários donos de companhias com grande potencial comercial.

O private equity é uma solução adotada por empresas em tratativas de fusão ou venda. Também é opção para aquelas que desejam abrir seu capital, o chamado IPO, mas não têm condições de fazê-lo sozinhas por falta de recursos. Com isto, a companhia vende parte de seu capital a um fundo de private equity, que entra com aporte financeiro e conhecimento sobre o mercado de ações, possibilitando a abertura.

Além do private equity, outro tipo de capital empreendedor vem ganhando força no Brasil, é o venture capital. A diferença entre o private equity (PE) e o venture capital (VC) está na fase de desenvolvimento da empresa que cede o capital. O private equity tem como foco empresas prontas e com bons resultados que desejam expansão. O venture capital dedica-se a companhias que estão em um estágio anterior ao private equity, que apresentam faturamento alto e ainda contam com projetos inovadores e potencial de crescimento, mas têm fundos restritos para investir no seu produto e/ou serviço.

Em uma fase anterior ainda existe o seed capital, ou capital semente, para empresas ainda em fase inicial. Este tipo de investimento é mais recente no Brasil e não tão consolidado como os fundos PE/VC. Ainda há o tipo de investidor anjo para empresas ainda em fase bem embrionária, muito popular entre as startups do Vale do Silício (EUA).

Ao aderir ao capital empreendedor, o investidor compra uma participação na empresa, e com esta, o direito a intervir na gestão e administração do negócio de forma a colaborar não só com capital financeiro mas estrategicamente na expansão da companhia. 

Os investimentos destes fundos como o private equity vêm de fontes variadas, é dinheiro de terceiros: fundos de pensão, investidores internacionais, recursos próprios de outras empresas gestoras, investidores qualificados, agências de desenvolvimento e fomento.

No Brasil, o mercado de fundos de investimento em capital empreendedor é coordenado no Brasil pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP). 

Você também pode ter interesse em Venture Capital.