Venture Capital

O que é Venture Capital (VC)?

Venture Capital (VC) é um tipo de fundo de investimento focado em capital de crescimento para empresas de médio porte que já possuem carteira de clientes e receita, mas que ainda precisam dar um salto de crescimento. 

É diferente do Private Equity (PE) no que diz respeito ao estágio de desenvolvimento da empresa a receber o aporte. Se para o fundo de VC importam as empresas ainda em fase de estruturação, o PE foca naquelas já desenvolvidas mas com potencial para expansão e abertura de capital, entre outros objetivos. Mas as duas modalidades têm o dinheiro proveniente de terceiros que investiram no fundo e que passam a ter participação no controle e gestão da empresa.

Além do venture capital e do private equity, ainda há outras modalidades de capital empreendedor para empresas em estágios ainda mais iniciais dos que os de interesse destes fundos.

O seeds capital, ou capital semente, é um outro tipo de fundo em que uma pessoa jurídica também passa a ter participação em empresas, mas naquelas que estão em fase embrionária, ou por vezes são apenas uma boa ideia.

E o investidor anjo é uma pessoa física interessada em alavancar aquele negócio enquanto sócio, com capital intelectual e financeiro, mas não faz parte de um fundo de investimento. 

Venture capitalist

Venture capitalist é o nome dado ao investidor do fundo de venture capital. Na tradução seria o capitalista de risco.

Você também pode ter interesse em Private Equity.