Equity

Equity corresponde ao patrimônio líquido, a diferença de todos os ativos menos as suas obrigações. Mais comumente utilizado para designar as partes correspondentes de cada acionista em uma empresa ou carteira de investimentos. 

O termo equity pode ser representado de diversas formas, dependendo do tipo de ativo relacionado e da área em que é empregado.

Por exemplo, a equity é a parte que cabe a cada um dos sócios de uma empresa, ou seja, o patrimônio dos acionistas. Entendimento este chamado de shareholder's equity no mercado internacional.

No mercado financeiro, equity é o valor total dos ativos em uma conta de investimento, já excluída a comissão do gerente da carteira.

Equity também pode corresponder às ações ou quotas de uma empresa não disponíveis na bolsa de valores mobiliários. São as chamadas private equity, negociadas entre os fundos de investimento privados.

Home Equity

Home Equity é uma modalidade de crédito que vem crescendo no Brasil, já sendo muito popular em outros países. Chamada também de Crédito com Garantia do Imóvel, corresponde a um empréstimo em que devedor faz uma espécie de refinanciamento de sua casa, colocando o imóvel quitado como garantia da operação. Em contrapartida obtém dinheiro a juros mais baixos do que o crédito pessoal e outras modalidades populares.

Brand Equity

O conceito de equity também está relacionado ao marketing e à gestão de marcas. O chamado brand equity é correspondente aos ativos de uma marca resultantes da atuação do marketing. Valor que não seria o mesmo sem a ação do branding. Essa diferença entre o capital oferecido pelo produto e o capital conquistado com a marca é chamado de brand equity. 

Você também pode se interessar por Patrimônio Líquido e Private Equity.