O que são insumos?

Insumo é todo e qualquer elemento diretamente necessário em um processo de produção. Nesse grupo estão os produtos usados na fabricação, o maquinário, a energia e a própria mão de obra empregada, por exemplo.

Em inglês, os insumos são chamados de inputs, enquanto o produto final é o output. Ou seja, um insumo é tudo o que “entra” num processo de produção para que “saia” um produto final.

Podemos considerar que insumos são o conjunto dos fatores de produção que são diretamente combinados para gerar um bem ou serviço. Ou seja, para que um fator de produção seja considerado um insumo, ele precisa ter envolvimento direto com a produção.

Assim como os fatores de produção, que classicamente são divididos em três tipos, os insumos podem ser relacionados à terra (como a matéria-prima), ao trabalho (como a mão-de-obra) ou ao capital (como a maquinaria empregada).

Como indica essa definição, as matérias-primas são consideradas insumos. No entanto, o significado de insumo não é igual ao de matéria-prima. A diferença é que o conceito de insumo engloba outros elementos também essenciais para a produção.

Diferença entre insumo e matéria-prima

Matérias-primas são os materiais que formam um produto. Elas são integradas nesse produto, ou seja, fazem parte dele. Por exemplo, uma das principais matérias-primas para a produção de um copo de vidro é a areia. É ela que fornece a sílica, que é um elemento fundamental da composição do vidro.

Entretanto, o processo de fabricação de um copo de vidro não emprega apenas os materiais que entram em sua composição química. É preciso também calor para fazer a fundição, que vem da queima do gás natural ou de outro combustível, e água para lavar as peças prontas, por exemplo. Há ainda a caldeira e o restante do maquinário usado pela indústria, além da força de trabalho dos funcionários que operam essas máquinas.

Embora sejam materiais usados para fabricar vidro, o gás e a água não entram na sua composição. Por esse motivo, eles não são matérias-primas. O gás e a água, assim como a areia, o maquinário e a mão de obra, são insumos industriais.

Mas nem tudo o que é consumido por uma empresa é considerado um insumo. Insumos são apenas os itens usados diretamente na produção. O material de escritório gasto na administração de uma fábrica, por exemplo, não é insumo.

O que são insumos agrícolas?

O conceito de insumo agrícola dá à palavra insumo um significado mais restrito do que no seu uso geral. Insumos agrícolas são os elementos usados para garantir a nutrição, a proteção e o desenvolvimento das plantas ou dos animais, aumentando a produtividade.

Tipos de insumos agrícolas

Os insumos agrícolas podem ser divididos em mecânicos, biológicos ou químicos.

Os insumos mecânicos são as ferramentas de trabalho no campo, os tratores, os sistemas de irrigação e todos os outros equipamentos e máquinas usados na terra.

Já os elementos aplicados na produção que têm origem vegetal ou animal são chamados de insumos biológicos. Além das sementes, podemos citar como exemplo os adubos.

No grupo de insumos químicos (por vezes chamados de insumos minerais) estão os fertilizantes e os agrotóxicos, por exemplo. Essa categoria é formada pelos produtos derivados de rochas ou feitos em laboratórios, como os que são utilizados para proteger as plantas de pragas ou aumentar a produtividade.

Você também pode ter interesse em fatores de produção e commodities.

O que é inovação? O que são insumos?IRPJ