O que são fatores de produção?

Em economia, fatores de produção são o conjunto de elementos indispensáveis a um processo produtivo, seja ele de um bem ou de um serviço. A teoria dos fatores de produção é a base dos estudos econômicos.

Tradicionalmente, os economistas identificaram três fatores essenciais para a produção de um bem ou serviço: a terra, o trabalho e o capital. Novas teorias econômicas foram, posteriormente, acrescentando elementos a essa divisão.

Quais são os fatores de produção?

Terra

O elemento terra inclui não apenas as áreas de cultivo ou construção, mas todos os recursos naturais que estão acima e abaixo dela. Esse conceito engloba, portanto, as florestas, as minas, a água, o ar e a energia.

Trabalho

O fator trabalho inclui tanto as horas de trabalho empregadas na produção como também o conhecimento, a técnica e as capacidades daqueles que participam do processo. Esse elemento também costuma chamado de recursos humanos.

Capital

O elemento capital se refere ao conjunto de elementos materiais que apoiam a produção, como as máquinas industriais, os equipamentos de informática e de telecomunicações, os meios de transporte e as instalações, dentre outros. Em suma, o capital equivale aos bens de produção.

Outros fatores

Ao longo dos anos, economistas foram acrescentando à divisão clássica novos fatores que passaram a considerar essenciais em um processo produtivo. Sua adoção, porém, não é consensual e depende do modelo de análise empregado.

Um dos fatores de produção acrescentados à divisão clássica é a capacidade empresarial, por vezes chamada de empreendedorismo. Esse fator se refere à organização da produção, ou seja, à ação de reunir e combinar os outros fatores de produção, assumindo os riscos do processo.

Outro fator acrescentado à divisão clássica é a capacidade tecnológica. Ela engloba três categorias: a invenção, a inovação e a operação. A invenção é a capacidade de pesquisa e desenvolvimento. A inovação é a capacidade de aplicar a tecnologia no processo produtivo. Já a operação se refere à capacidade para operar as atividades de produção.

Características dos fatores de produção

A principal característica dos fatores de produção é serem escassos, ou seja, finitos. O fator trabalho, por exemplo, depende do tamanho da população economicamente ativa (PEA) de uma determinada região. A mesma lógica se aplica aos recursos naturais e aos bens de produção.

É a escassez dos fatores de produção que limita a capacidade de se atender totalmente os desejos dos consumidores, que a teoria econômica classifica como infinitos. Essa escassez, apontada como a principal razão para o desenvolvimento dos estudos de economia, aumenta a importância da tomada de decisões pela sociedade sobre como os fatores que estão disponíveis devem ser empregues, ou seja, sobre o que deve e o que não deve ser produzido.

Além disso, um fator também pode ser caracterizado levando em conta o papel que exerce dentro do processo produtivo e sua relação com ele. As três principais características dos fatores de produção são a versatilidade, a substituibilidade e a complementaridade.

Adaptabilidade ou versatilidade

Se refere à capacidade de um fator de produção de se adaptar a novas situações, como a um aumento da produção ou a uma alteração nos bens que estão sendo produzidos. Ou seja, um fator versátil é aquele que pode aplicado de mais de uma forma. Um exemplo de fator de produção que possui essa característica é a energia.

Substituibilidade

Se refere à capacidade de substituir, ao menos parcialmente, o trabalho por capital e vice-e-versa. É o processo que ocorre, por exemplo, com a automação das plantas industriais, no qual o número de operários é reduzido com a adoção de novas máquinas.

Complementaridade

É a característica das situações em que só é possível produzir combinando trabalho com capital. Ou seja, nesse caso, esses dois fatores são sempre complementares. Um exemplo de bem que possui essa característica é um caminhão. Para que ele possa participar no processo produtivo, precisa necessariamente ser conduzido por um motorista.

Você também pode ter interesse em commodities, cadeia de suprimentos e cadeia de valor.

Fator Previdenciário O que são fatores de produção?Faturamento