Faturamento

O faturamento é calculado a partir de todos os benefícios que a empresa conseguiu com sua atividade econômica em um determinado período. Esses benefícios são os rendimentos ou ganhos da organização através de suas vendas ou serviços prestados.

Esses rendimentos são considerados a partir dos preços cobrados pela empresa por vender seus produtos ou prestar seus serviços, mesmo que não os tenha recebido em caixa, mas ao tê-los efetuado e passado aos clientes a sua fatura. Por exemplo, quando é vendido uma mercadoria por R$100,00, este será seu faturamento sobre este produto.

Faturamento Bruto e Faturamento Líquido

Faturamento Bruto

O faturamento bruto que a empresa possui é calculado a partir de suas vendas e serviços prestados, incluindo os impostos sobre o faturamento, como por exemplo o ICMS, imposto devido ao estado quando há movimentação de mercadorias.

Faturamento líquido

O faturamento líquido é demonstrado sem esses impostos e indicam o real faturamento que a empresa obteve durante o período. Por não incluir os impostos cumulativos, conforme a atividade da empresa, também pode ser chamado de Receita Bruta.

O conceito de receita, porém, passa a incluir os fluxos da empresa de maneira mais detalhada. A receita bruta é resultado de todas as vendas e serviços prestados pela empresa, enquanto a receita líquida passará a excluir, as devoluções de mercadorias, descontos comerciais e outros impostos sobre as vendas.

Diferenças entre faturamento e lucro

A principal diferença entre faturamento e lucro é de que não se consideram os custos das atividades da empresa no cálculo de seu faturamento, enquanto o lucro será o resultado final entre os rendimentos e os gastos que essa organização teve de passar para gerar riqueza.

De modo geral, o lucro é obtido da diferença entre os rendimentos obtidos através das vendas subtraindo os gastos que a empresa teve para gerar esses rendimentos, ou seja, faturamento menos os custos. 

Se esse resultado se torna um valor negativo passa a se chamar prejuízo, ao invés de lucro.

Você pode saber mais sobre o que é Lucro Real e Lucro Presumido.