O que é matéria-prima?

Matéria-prima é um produto natural ou transformado (semimanufaturado), que as empresas utilizam como base em um processo produtivo para a obtenção de um produto acabado.

O produto acabado é a mercadoria que as empresas vendem. Existem também casos de matérias-primas que não precisam passar por transformações, como por exemplo os vegetais e as frutas, que são comercializados da forma que são extraídos da natureza.

Diferenças entre matéria-prima e insumos

Os insumos de produção são os conjuntos de todos os materiais necessários para fabricar um produto, e as matérias-primas são um desses tipos de insumos. Porém, o insumo pode não fazer parte do produto quando pronto, diferente da matéria-prima, que é um material agregado na fabricação, tornando-se parte do produto.

Por exemplo, o algodão é considerado uma matéria-prima para a confecção da indústria têxtil, enquanto os insumos são os outros materiais utilizados para a transformação deste algodão, o que deve incluir todo o maquinário necessário, a água que lava o tecido e todos os outros fatores que fazem parte da elaboração do produto acabado.

Tipos de matéria-prima

Os tipos de matérias-primas existentes, são determinados conforme suas origens.

  • Vegetal: extraído de plantas. Exemplo do látex, matéria-prima para a fabricação da borracha.
  • Animal: de origem da criação de animais, como a carne, o leite, ou também, o couro como matéria-prima.
  • Mineral: são os materiais extraídos do solo, como exemplo o petróleo que será transformado em gasolina e outros derivados.

Uma matéria-prima também pode receber essa denominação quando ela já foi transformada, como no caso da bauxita, de origem mineral, que após o seu processamento dá origem ao alumínio. O alumínio quando pronto, passa a ser matéria-prima das indústrias metalomecânicas. 

Contabilidade de matéria-prima

Do ponto de vista contabilístico, a matéria-prima é considerada um bem circulante que fará parte da mercadoria quando se tornar um produto acabado.

As empresas quando adquirem matéria-prima geram uma despesa. Quando utilizam o estoque de matéria-prima para fabricação do produto, incorrem em um custo variável, que gera uma receita após o produto acabado ser vendido.

Você também pode ter interesse em fatores de produção.