Econometria

A econometria é um estudo que utiliza métodos matemáticos e estatísticos para que se possam avaliar teorias sobre economia e finanças.

Os métodos utilizados se baseiam em ferramentas oferecidas pela estatística e a matemática, como distribuições de probabilidade e modelos de equações, que permitem a análise e quantificação dos modelos estudados.

Os estudos de econometria iniciaram-se com economistas como Simon Kuznets, Lawrence Klein e Ragnar Frisch, já desde os anos 1920, e que lhes renderam o Prêmio Nobel de Economia.

O termo econometria surgiu da junção das palavras gregas oikonomía e métron, que originam as palavras "economia" e "medição".

Objetivo e métodos da econometria

A econometria tem como metodologia, a obtenção de dados sobre a economia que possibilitam a formulação de hipóteses ou teorias, a serem estudados por métodos estatísticos e matemáticos.

O objetivo desta metodologia está em submeter os dados reais em testes estatísticos, como ao analisar se o aumento de gastos de uma população está relacionado com um aumento da renda, por exemplo.

Um dos métodos mais utilizados, e que partem muitos estudos em econometria básica, é o da regressão linear, onde os dados estatísticos apresentam a tendência para uma economia.

Ao serem estudadas, as teorias passam pelos testes estatísticos que forem necessários para que se comprovem cientificamente as hipóteses apresentadas.

Exemplo de estudo econométrico

Um dos exemplos mais conhecidos, em estudos realizados no campo da econometria, é o que originou a Lei de Okun.

A teoria econométrica desenvolvida pelo economista Arthur Okun, possibilitou criar a relação entre o aumento do PIB e a diminuição do desemprego, ou vice-versa, na economia.

Esta forte relação pode ser analisada em um gráfico de regressão linear, onde os pontos indicam os dados de taxas de crescimento do PIB e de desemprego, indicando sua tendência por uma linha:

gráfico da lei de okun na econometria

Pelo método da regressão linear foi possível perceber a relação negativa entre as duas grandezas na economia, formulando a lei econômica.