Regressão linear

A regressão linear é uma metodologia desenvolvida a partir da estatística e da econometria, para analisar a relação entre variáveis formadas em um dado e seus resultados.

A relação parte de uma variável de interesse (dependente) com outras que a possam influenciar, por exemplo, analisar a venda de um produto relacionada ao crescimento populacional de um país.

Com os resultados obtidos a regressão linear visualiza as maiores tendências que as variáveis analisadas apresentam. A regressão consiste em modelar na estatística, os valores que se quer observar.

Esta regressão é linear quando os acontecimentos observados na função apresentam um formato em linha reta, como na imagem a seguir:

Regressão Linear

A análise de regressão é mais útil quando apresentada em um diagrama de dispersão, muito utilizados em economia, administração de empresas e indústrias, ou também, os dados de um país.

Os acontecimentos quando não são combinados em forma linear é conhecida como regressão não-linear, e em seus gráficos, a tendência se apresenta em outros formatos.

Regressão linear simples

A regressão linear é simples quando são observadas apenas duas variáveis, normalmente X e Y, sendo que uma é dependente (Y) e será a função de outra que se comporta independente (X).

A regressão linear simples é analisada através da fórmula Y= a + bX, onde "a" é o coeficiente linear e "b" é o coeficiente angular.

Nos casos em que as variáveis são mais do que duas passa a se chamar regressão linear múltipla e a demonstração visual a partir de um gráfico se torna mais complexa.

Você também pode se interessar por Indicadores de Desempenho.