O que é o modelo IS-LM

O IS-LM é um modelo que propõe encontrar o equilíbrio macroeconômico entre o mercado de bens e serviços e o mercado monetário.

Este modelo é uma evolução do modelo keynesiano simples (MKS), proposto por John M. Keynes, sendo conhecido também como Modelo Keynesiano Generalizado (MKG).

A partir dos multiplicadores que envolvem o modelo keynesiano, o IS-LM foi desenvolvido no ano 1936 pelo economista John Hicks e posteriormente estendido por Alvin Hansen, dando também ao modelo o nome de Modelo Hicks-Hansen.

Curvas do modelo IS-LM

O modelo IS-LM foi formulado a partir dos multiplicadores do modelo keynesiano, onde são consideradas as propensões marginais que partem das despesas generalizadas na economia.

Com os modelos macroeconômicos é possível perceber a existência dos ciclos econômicos, alternando a atividade econômica entre crescimento e recessão.

Em longo prazo, a macroeconomia considera como tendência o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que o modelo procura explicar os desequilíbrios existentes no curto prazo.

No modelo IS-LM, a curva "IS" identifica o equilíbrio geral no mercado de bens e serviços, enquanto na curva "LM" é representado o equilíbrio entre o mercado monetário.

Quando colocado em um gráfico, o modelo considera o produto ou renda (Y) e a taxa de juro da economia (i) que equilibra toda economia, considerando os dois mercados em conjunto e o encontro das duas curvas, também conhecido como "cruz keynesiana".

Curva IS

A curva "IS" representa o mercado de bens e serviços da mesma maneira que modelo keynesiano simples, passando agora a considerar a taxa de juro da economia. O nome IS vem de Investiment = Saving, ou seja, Investimento igual à Poupança, que determina o equilíbrio deste mercado.

Em um gráfico a curva IS se apresenta negativamente inclinada, o que significa que quanto maior a taxa de juro (i) da economia, menor o produto ou renda obtida (Y), ou vice-versa.

Curva IS

De maneira simples, é possível perceber que o investimento se reduz por parte das empresas em caso de aumento da taxa de juro cobrada, e isso acaba por refletir na oferta da economia. Pontos fora desta curva indicam os desequilíbrio dessa relação.

Curva LM

A curva "LM" representa o equilíbrio do mercado monetário e ainda o mercado de títulos, relacionando a procura por moeda conforme o produto (Y) alcançado.

O LM vem de Liquidity = Money Supply, ou seja, a procura por liquidez em moeda se satisfaz com a oferta de moeda, e quanto maior o produto, maior é a procura por moeda.

Curva LM

Nesta curva está implícito que a taxa de juros é aumentada para suprir um excesso de procura de moeda quando o produto se torna mais elevado, e as pessoas procuram mais moeda para transação.

Com este aumento se torna mais vantajoso trocar moeda por aplicações financeiras (títulos) por serem mais rentáveis.

Curva IS-LM

Por este modelo, o equilíbrio geral da economia se dá através do encontro das duas curvas, permitindo encontrar o produto de equilíbrio (Y*) e a taxa de juro de equilíbrio (i*) para isso.

GráficoISLM

Os pontos fora do equilíbrio indicam os desequilíbrios que podem acontecer no mercado de bens e serviços, no mercado monetário ou em ambos, permitindo aplicar as políticas corretas.

Em um modelo mais desenvolvido o IS-LM incorpora a movimentação de capitais entre o país e o resto do mundo, passando a ser conhecido como IS-LM-BP.

Limitações do modelo IS-LM

O modelo IS-LM é um modelo que procura simplificar a maneira de ver o equilíbrio econômico e, por isso, deixa de considerar outras variáveis como a inflação, por exemplo.

Ainda assim, este modelo é útil para começar a entender outros modelos mais avançados e que foram desenvolvidos a partir do modelo IS-LM de Hicks e Hansen.