O que é fluxo circular de renda

O fluxo circular de renda, ou de riqueza, é um modelo que explica a interação entre os agentes de uma economia de forma agregada, através da macroeconomia.

Este modelo é representado levando em consideração dois agentes principais, participantes da economia, que são as empresas e as famílias que a integram. Além disso, partindo da simplificação, o modelo considera também o governo como agente.

A interação entre estes agentes acontece em dois mercados diferentes: 

  • Mercado de bens e serviços: onde as empresas oferecem bens e serviços, que são adquiridos pelas famílias;
  • Mercado de fatores de produção: fatores como o trabalho, terra ou capital, oferecidos pelas famílias, que são contratados ou adquiridos pelas empresas.

Este modelo circular é apresentado abaixo:

Diagrama do Fluxo circular de riqueza

Como funciona o diagrama de fluxo circular de renda

A interação entre os agentes pode ser dividido entre diferentes óticas, e isto é o que permite realizar uma medição agregada da economia, através do fluxo real e fluxo monetário.

O fluxo real representa a procura que as empresas fazem no mercado de fatores de produção e a procura que as famílias efetuam no mercado de bens e serviços.

Em sentido contrário, o fluxo monetário representa as despesas que as famílias fazem quando adquirem produtos e serviços das empresas, enquanto que as empresas gastam ao contratarem os fatores de produção das famílias.

É possível perceber que, ao mesmo tempo que no fluxo monetário estão representados os gastos das famílias e das empresas, estes também são os rendimentos dos agentes da economia.

Outros agentes no fluxo circular de renda

Partindo do modelo mais simples, o fluxo passa a envolver outros agentes, como o governo, que é quem recolhe impostos e gasta com subsídios, salários ou obras públicas, por exemplo.

Considerando a economia aberta, com o país se relacionando com o resto do mundo, o modelo pode agregar as exportações e importações realizadas.

Medição agregada da economia

A partir do fluxo circular de renda, é possível somar todos os valores da atividade econômica durante um período de tempo e perceber qual o nível de produto dos mercados agregados.

Esta medição pode acontecer a partir de diferentes óticas do fluxo circular, sendo pelas despesas ou pelos rendimentos dos agentes, ou ainda, pela produção das empresas desta economia.

Por qualquer ótica o resultado é o mesmo, conhecido na economia como Produto Interno Bruto (PIB), que serve justamente para medir a atividade econômica.

Quando esta atividade se reduz drasticamente, há uma recessão na economia. Do contrário, a economia se expande.

O conceito do fluxo circular de renda, e suas expansões, deram início aos estudos da macroeconomia e o nascimento do Keynesianismo.

Você pode saber mais sobre o que é Macroeconomia e a Teoria Keynesiana

O que é Design Thinking O que é fluxo circular de rendaO que é Hot Money