O que é macroeconomia?

A macroeconomia é um dos campos de estudo das ciências econômicas que estuda como se comporta uma economia em termos agregados, ou seja, a economia em uma região ou país. Este estudo lida com o desempenho da estrutura econômica como um todo.

As análises são feitas a partir de indicadores agregados, como o PIB, as taxas de desemprego e índice de preços, estimadas com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos setores de uma economia comparando diferentes fatores como consumo, inflação, poupança, investimentos, comércio internacional e finanças, rendimentos e resultados nacionais.

Diferenças entre macroeconomia e microeconomia

A microeconomia se concentra em analisar fatores mínimos, sobre a tomada de decisão feitas por indivíduos e empresas, como a oferta e demanda, enquanto a macroeconomia se preocupa com o comportamento e o desenvolvimento do conjunto, em uma economia.

Os dois ramos se relacionam, quando por exemplo, a macroeconomia analisa o nível de desemprego de um país, enquanto a microeconomia visualiza os efeitos da oferta de emprego.

Você pode saber mais sobre o que é a microeconomia.

Contabilidade nacional

A contabilidade nacional é um sistema de contabilização que permite medir a atividade econômica de um país ou região. Também conhecida como contabilidade social, é regularmente praticada pelos institutos de estatística que avaliam os valores através de contas nacionais, dividindo as atividades em 3 perspectivas principais:

Produção

Pela conta da produção, são mensurados os valores dos bens e serviços produzidos em um período de tempo. Nesta medida são considerados os bens produzidos e distribuídos para uso final, diferente dos bens intermediários ou em estoque nas empresas. 

Renda

A conta da renda é utilizada para calcular os rendimentos brutos gerados em um território econômico, sejam por rendimentos do trabalho (salários distribuídos), juros, lucros, como também os rendimentos transacionados entre o país e o exterior, como por exemplo entradas de dinheiro efetuadas por cidadãos que moram no estrangeiro e que são registradas no balanço de pagamentos.

Despesa

A conta da despesa consiste em medir os gastos realizados no país para consumo ou utilização. A despesa é mensurada pelo consumo das famílias, gastos públicos, despesas com investimentos das empresas e a diferença entre exportações e importações no período.

Teoria Keynesiana

O estudo da macroeconomia foi iniciado pelo economista John M. Keynes, durante a Crise de 1929, também conhecida como a Grande Depressão, onde a recessão generalizada de toda a economia não pôde ser explicada por análises de mercados individuais, mas sim pelo conjunto de toda a atividade econômica.

Ao realizar essas análises, Keynes publicou seu livro conhecido como "Teoria Geral", onde demonstrou a necessidade de se conhecer o comportamento de uma economia por todo seu conjunto, e que posteriormente também permitiu desenvolver o estudo de flutuações econômicas desfavoráveis, quando um país passa por recessões e crises.

Net Sales O que é macroeconomia?O que é microeconomia?