Dumping

Dumping é uma tática que acontece quando uma empresa vende seus produtos em um outro território por um preço reduzido, a um nível que prejudique as empresas locais.

Esta é uma prática de concorrência desleal, já que pode fazer com que as empresas já instaladas no mercado não consigam baixar seus preços.

Conceito de dumping

A tática de um dumping se inicia com uma espécie de discriminação de preços, que acontece quando uma empresa tem a possibilidade de cobrar pelo seu produto no exterior, um valor extremamente reduzido ao que cobra no seu país de origem.

A intenção de um preço mais reduzido é a de competir com as empresas que já estão instaladas no país importador, possibilitando uma vantagem competitiva com o dumping.

Com essa prática, outras empresas do país não conseguem reduzir os preços ao mesmo nível, principalmente por causa de custos fixos, o que pode levá-las à falência.

O resultado do dumping é a de que podem ser afetadas as indústrias do país importador, permitindo à empresa que realiza essa prática, a formar um oligopólio, ou até mesmo, um monopólio de suas atividades.

Significado de dumping

A palavra dumping não possui uma tradução direta para o português, porém este termo deriva da palavra "dump", que possui como significados: esvaziar ou despejar.

Dessa maneira, o dumping é considerado uma prática intencional de eliminar a concorrência em um outro mercado onde é possível.

Medidas antidumping

Em vários países existem medidas que visam controlar o dumping por meio da Organização Mundial do Comércio (OMC).

As medidas antidumping são tomadas para a proteção de produtores nacionais, enquanto a importação de bens e serviços estejam prejudicando suas atividades, seja por meio da taxação ou limitação por meio de quotas.

Exemplos de dumping

Um dos exemplos mais comuns, principalmente no Brasil, é a de importação de produtos chineses, que são habitualmente mais baratos que os brasileiros.

O dumping em produtos chineses demanda das autoridades uma constante investigação e aplicação de impostos com o objetivo de proteger os comerciantes brasileiros.

Dumping Social

Um outro conceito é o dumping social, que acontece quando a empresa procura produzir em reduzido custo de trabalho, motivado pelos baixos salários ou falta de assistência ao trabalhador, em outra localidade.

Com isso, é possível para a empresa instalar sua produção a custos mais baixos, aumentado o lucro do negócio.