Cultura Organizacional

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O que é cultura organizacional?

A cultura possui várias características aparentes, de modo individual ou em um grupo, como pelas suas crenças e hábitos, que aparecem nas atividades que realizam.

Quando falamos dessa cultura em grupos, principalmente em empresas, dizemos ser uma cultura organizacional.

A cultura organizacional é composta pelo conjunto de valores, costumes, crenças, rituais ou normas, compartilhados pelos membros de uma empresa e que diferenciam uma organização da outra. Uma forma prática de percebermos estas diferenças é quando mudamos de emprego. Com isso, temos que nos adaptar a uma cultura diferente e que pertence à nova empresa que estamos entrando.

Esta cultura aparece desde a criação da empresa, mesmo que de maneira informal, com todos os funcionários que participam de seus processos.

Tipos de cultura organizacional

O psicólogo social Edgar Schein desenvolveu um modelo que caracteriza a cultura na organização dividindo em três níveis que permitem identificar cada tipo de cultura.

Artefatos e Comportamentos

Parte da cultura organizacional que pode ser perceptível, mesmo por quem não faz parte do grupo empresarial, por fatores que a influenciam. 

Alguns exemplos são: a missão que a empresa possui, políticas adotadas, métodos de trabalho, objetivos e estratégias, entre outros.

Dentro da empresa, a cultura organizacional pode se modificar por esse fator conforme o tempo, com mudanças de pessoal, na missão, nos valores, ou em qualquer outro fator.

Normas e Valores

Essa parte pode ser parcialmente perceptível mas está presente no comportamento das pessoas que integram a empresa. Normalmente, os valores especificam o que é benéfico para o grupo, e os normas, sobre o que é preciso para atingir esses benefícios.

Como exemplos temos: a filosofia do negócio, as atitudes dos líderes e dos funcionários, hábitos, etc.

Pressupostos

Essa é a parte praticamente imperceptível, pelo fato de que nascem com a empresa e com os objetivos de seus fundadores, ou seja, aparecem na "genética" da empresa e permanecem enraizadas.

Os exemplos para os pressupostos aparecem mais em "tabus" ou regras táticas que dificilmente se modificam, como: a não contratação de parentes de funcionários, proibição de tatuagens, etc.

Estes três níveis somados é o que possibilita percebermos as características da empresa que estamos inseridos. 

Clima organizacional

O clima organizacional é o reflexo da cultura que a empresa possui, em aspectos positivos ou negativos. Ela é perceptível, por exemplo, a partir do desempenho, da motivação ou satisfação do trabalho.

Quando uma organização possui um clima muito desfavorável acaba por atingir as partes que a fazem sobreviver, como pela produtividade baixa, turnover alto, índice de desperdício elevado, sócios sem comprometimento, entre outros.

Além disso, existem os diferentes tipos de líderes que influenciam o clima e a cultura organizacional e que pode ser um fator a ser analisado na empresa. Um líder autoritário demais pode impactar negativamente a produção, por exemplo.

Saiba mais sobre os tipos e modelos de lideranças presentes nas organizações.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.
CSLL Cultura OrganizacionalCurva de Laffer