Contabilidade Gerencial

O que é Contabilidade Gerencial?

A Contabilidade Gerencial é o processo de medir as transações financeiras, e também de analisar e gerenciar as etapas da produção por meio da contabilidade.

O propósito deste tipo de contabilidade é a utilização interna por parte dos gestores, para que a organização possa alcançar as suas metas, como também definir outras novas.

Esta contabilidade permite que se formem orçamentos e relatórios especiais que apresentam métodos de análise para os gestores.

Métodos da Contabilidade Gerencial

Aos contabilistas, é possível utilizarem métodos que identificam os dados contábeis e financeiros para apresentação aos gestores, que vão desde suas análises, até, a formação de relatórios de orçamentos.

Análises de margens e previsões

As análises disponíveis aos gestores, pelos contabilistas, é o que permite visualizar e prever o que pode ser feito na empresa, como forma de melhoria, ou continuidade daquilo que está correto.

Uma análise de margem exibe, em porcentagem, o benefício adicional com o aumento de produção, bem como a eficiência da margem de contribuição e análise do ponto de equilíbrio contábil.

Para que se analisem possíveis previsões para a produção, é possível acompanhar as tendências financeiras que o negócio segue, como por exemplo as épocas de pico de vendas.

É possível, ainda, acompanhar as etapas em que os custos e despesas são maiores, e que podem ser alvo de intervenções de melhoria.

Análises de custos

Os contabilistas gerenciais interpretam, de diferentes maneiras, os custos e despesas que o negócio atinge.

Com isso, as formações de preços no mercado ou a aquisição de estoques, podem atingir níveis mais eficazes para a empresa.

Formação de orçamentos

Em conjuntos às análises de previsão, é possível aos gestores obterem planos empresariais que devem ser seguidos por cada período.

O orçamento empresarial serve como um "mapa" de todo o planejamento, que envolvem o quanto deve ser faturado e o quanto poderá ser consumido em cada setor.

Você pode saber mais sobre o que é um orçamento empresarial.

Diferenças entre Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira

A Contabilidade Financeira é padronizada e feita conforme a legislação e os princípios da contabilidade. Além disso, este documento é destinado ao público exterior à empresa, como por exemplo os investidores.

Com a formação das demonstrações contábeis, na Contabilidade Financeira, os contabilistas exprimem informações para uso interno que formam a Contabilidade Gerencial.

Sendo assim, a principal diferença entre as duas contabilidades está entre o público alvo, já que a utilização da Contabilidade Gerencial é somente interna.

Objetivos e finalidade da Contabilidade Gerencial

O contador gerencial utiliza as informações financeiras da empresa de uma maneira interpretada com métricas para a operação do negócio.

Nesta contabilidade podem ser usadas as mesmas informações da contabilidade normalizada, que gera as demonstrações para os usuários externos, como também informações que são úteis para as decisões gerenciais.

O objetivo é a de proporcionar aos gestores, informações mais ajustadas às necessidades da operação e na utilização dos recursos, como também acontece na contabilidade de custos.

Contabilidade de custos em conjunto à Gerencial

Um outro ramo utilizado na Contabilidade Gerencial é a contabilidade de custos, que visa identificar informações sobre os custos que fazem parte das atividades.

Neste modelo os contabilistas realizam processos de identificação de custos, principalmente por métodos de "rateio", que auxiliam nas tomadas de decisões quanto ao uso de recursos.

Realizando este tipo de contabilidade, a informação pode ser exibida em diferentes métodos de custeio da produção, como são os casos do Custeio por Absorção ou do método de Custeio por Atividades, por exemplo.

Importância da Contabilidade Gerencial

A Contabilidade Gerencial permite aos administradores da empresa terem em mãos, informações que auxiliem na intervenção de melhorias ou de modificações nos processos do negócio.

Aqui, as informações contábeis são exibidas, com maiores detalhes, a partir da utilização de métricas próprias para a operação.

Além disso, a elaboração das demonstrações contábeis não permite aos gestores fazerem análises e intervenções para que se reduzam custos ou aumentem as receitas, por exemplo, como é feito pela Gerencial. 

Você também pode se interesse sobre pontos de equilíbrio econômico, contábil e financeiro.