Contabilidade financeira

Conceito de Contabilidade Financeira

A Contabilidade é uma ciência que monitora as variações do patrimônio, desde a formação da empresa, e que pode ser utilizada para acompanhar a saúde financeira do negócio.

Com isso, a contabilidade funciona a partir da recolha e processamento da informação financeira, enquanto a empresa realiza suas operações de faturamento com vendas, ou gastos com matérias-primas.

Estas informações são distribuídas em diferentes documentos, que servem para análise dos gestores internos, mas principalmente, agentes externos à empresa, como investidores, por exemplo.

Além disso, os dados financeiros são recolhidos para todos os tipos de transações e tratados conforme a regulamentação do país. 

Diferenças entre a Contabilidade Financeira e a Contabilidade Gerencial

A Contabilidade Financeira e a Gerencial diferenciam-se na maneira que são feitas, devido aos diferentes usuários da informação contábil da empresa.

De maneira simples, enquanto a Contabilidade Financeira é feita para apreciação de usuários externos, a Contabilidade Gerencial é utilizada internamente pelos gestores da empresa.

Sendo assim, a Financeira é quem formam os valores que aparecem nas demonstrações contábeis, como o Balanço Patrimonial, a partir de princípios e normas que devem ser seguidas.

Na Contabilidade Gerencial o foco é voltado ao planejamento e controle do uso de recursos, utilizando os valores da Contabilidade Financeira na interpretação e tomada de decisão da administração.

Contabilidade Financeira e Contabilidade de Custos

A Contabilidade de Custos é realizada para que se obtenham, com mais detalhes, os custos de produção que a Financeira demonstra apenas nos Passivos ou nos gastos da Demonstração dos Resultados.

A contabilidade mais detalhada aos custos, mensura e descreve as origens de cada aquisição de recursos nas atividades que a organização realiza.

Com isso, é possível aos gestores acompanharem a evolução dos gastos perante as receitas, com vendas ou serviços, ao obterem um auxílio deste documento.

A contabilidade de custos, como também a Gerencial, são realizadas por contabilistas para o público interno da empresa, sobretudo aos gestores.