O que é contabilidade de custos

A contabilidade de custos utiliza métodos da contabilidade para que a empresa possa avaliar os custos que a empresa suporta.

Por meio desta contabilidade, os gestores conseguem acompanhar os gastos recorrentes na produção dos produtos ou serviços que são oferecidos. Os valores apurados também fazem parte dos relatórios contábeis produzidos.

Sendo feita para o gerenciamento de custos da empresa, essa contabilidade se diferencia da contabilidade financeira que produz informações ao público externo da empresa, seguindo a legislação vigente.

Como é feita a contabilidade de custos

Neste tipo de contabilidade os custos são analisados e classificados conforme são apurados e geram informação aos gestores da empresa. Para a gestão funciona para as tomadas de decisão e o controle dos custos da empresa.

Por ela são mensurados os custos em adquirir e consumir os recursos que fazem parte da produção de um produto ou para que o serviço seja oferecido.

A contabilidade dos custos permite entender como os custos se comportam conforme a produção é feita. Para a gestão, é possível tomar decisões que podem impactar nos lucros da empresa.

Classificação de custos

A contabilidade leva em conta aqueles custos que são variáveis em cada etapa da produção e os fixos, considerando também os diretos e indiretos.

  • Custos variáveis: são característicos do nível de produção da empresa. Conforme aumenta a produção os custos aumentam, como acontecem com os estoques.
  • Custos fixos: não variam com a quantidade a produzir. É o exemplo de quando o imóvel onde funciona uma loja é arrendado.
  • Custos diretos: estes custos são conhecidos assim por estarem diretamente ligados ao item que se quer medir o custo. É o caso da mão de obra utilizada na produção de um produto.
  • Custos indiretos: estes custos não têm ligação direta com a produção. O custo de energia elétrica de uma empresa pode ser considerado neste quesito.

Além destes, a contabilidade de custos pode considerar outras classificações conforme as suas necessidades. Uma opção é dividir os custos por atividades da empresa, considerando os custos operacionais, os comerciais, administrativos e financeiros.

Com estas informações de custos identificadas, os contabilistas da empresa conseguem registrar as entradas e saídas de acordo com o gerenciamento.

Neste processo também é decidida a forma como serão precificados os custos do produto, bem como dos estoques, de acordo com o preço de venda.

Para os produtos ou serviços vendidos pela empresa, a contabilidade identifica o ponto de equilíbrio a partir do qual são geradas mais receitas do que despesas.

Publicado em