Qual a diferença entre custo e despesa?

Custos e despesas são pagamentos que uma empresa precisa fazer. No entanto, embora similares, esses dois conceitos possuem significados diferentes.

Na contabilidade, custos são os gastos diretamente ligados à atividade-fim de uma empresa. Ou seja, são aqueles que têm relação direta com a produção ou a aquisição de estoques. Se enquadram nessa categoria a matéria-prima, as mercadorias compradas para revenda e os salários dos trabalhadores de uma linha de produção, por exemplo.

Já as despesas não têm ligação direta com a atividade-fim. Nesse grupo estão os gastos administrativos e os gastos relacionados com a atividade de venda do produto, como as comissões dos vendedores, a publicidade e os salários dos funcionários de escritório.

Como os custos têm relação direta com o que é produzido, é mais fácil de contabilizar o seu impacto no preço de um produto. O mesmo não ocorre com as despesas, por serem gerais.

Os custos integram o valor dos estoques, enquanto as despesas são apenas deduzidas do resultado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

Como diferenciar custo e despesa?

Para saber se um gasto da empresa é considerado um custo ou uma despesa, o melhor exercício é imaginar o que aconteceria se a empresa deixasse de gastar esse dinheiro. Se houver impacto direto na formação de estoques, é um custo; se não, é uma despesa.

Por exemplo, se uma loja de roupas deixasse de pagar comissão para os seus vendedores, ela provavelmente teria um impacto em suas receitas, pois os funcionários poderiam não se empenhar tanto na venda dos produtos. No entanto, se ela cortasse na compra de camisetas, por exemplo, ela não teria sequer esse produto para vender. Logo, a comissão dos vendedores é uma despesa e a compra de camisetas é um custo.

Já em uma indústria de doces, se a empresa não comprasse açúcar, ela não conseguiria fabricar os seus produtos. A compra do açúcar é uma matéria-prima e, portanto, um custo. Se, entretanto, essa empresa reduzisse a compra de papel para impressões em seu escritório, ela estaria cortando uma despesa, porque o corte de papel não afeta sua produção de doces, apenas sua administração.

O que são perdas?

Ao contrário dos custos e das despesas, as perdas são gastos que a empresa precisa fazer e que não serão revertidos em receitas. Na prática, é dinheiro desperdiçado, por exemplo, para compensar um acidente de trabalho ou com mercadoria que passou do prazo de validade.

Você também pode ter interesse em custos fixos e variáveis, margem de contribuição e Custo da Mercadoria Vendida.

Saiba, ainda, sobre o método de custeio por absorção.

Custo de oportunidade Qual a diferença entre custo e despesa? Custos diretos e indiretos