Conta poupança: saiba o que é, como funciona e qual o seu rendimento

O que é uma conta poupança?

A conta poupança é um tipo de conta bancária onde é possível reservar um dinheiro e receber uma rentabilidade. Também é conhecida como caderneta de poupança.

Esta conta é diferente da conta corrente onde o objetivo são as operações de transação. A poupança serve apenas para poupar dinheiro, podendo estar vinculada a uma conta corrente ou ser aberta separadamente em uma agência.

A poupança não é só uma conta mas também um meio de investimento, que apesar da baixa rentabilidade, ainda atrai muitas pessoas a aplicar o seu dinheiro.

Como funciona a conta poupança

Na conta poupança o dinheiro que fica depositado recebe um rendimento considerando um período mensal. Além disso, o saldo em conta possui liquidez diária, o que significa que pode ser sacado todos os dias.

A quantia depositada deve ficar durante o mês para receber a rentabilidade, sendo que se retirada antes ela não se aplica ao valor. Este período é conhecido como o "aniversário" da poupança.

A poupança possui a mesma rentabilidade em qualquer banco, seja ele privado ou público. A taxa é definida e controlada pelo governo, através do Banco Central.

Neste tipo de conta nenhuma tarifa deve ser cobrada pelo banco, já que não é utilizada como uma conta corrente. Seu uso é direcionado apenas à aplicação da poupança e a obtenção de sua rentabilidade.

Como abrir uma conta poupança

A poupança não precisa estar vinculada a uma conta corrente, por isso, basta procurar uma agência bancária e pedir para que uma conta poupança seja aberta em seu nome.

Para realizar a abertura o banco deve pedir alguns documentos simples como RG, CPF e comprovante de residência. Não será preciso pagar nenhuma taxa, tanto no momento de abertura quanto em sua utilização.

O processo é simples e pode ser feito até para quem tem menos de 18 anos, com a presença dos pais.

Em alguns bancos como a Caixa, é possível obter um cartão vinculado à conta, além de poder consultar facilmente o saldo pela internet ou por aplicativos.

Quanto rende a poupança?

Para quem depositou na caderneta antes de 3 de maio de 2012, o rendimento atribuído é de 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial (TR). Depois dessa data, o governo mudou a regra para as seguintes condições:

  • Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é fixado em 0,5% ao mês mais a TR;
  • Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da taxa Selic mais TR.

O rendimento atual da poupança é de 3,85% ao ano, enquanto o rendimento mensal está em 0,32%.

A rentabilidade atual da poupança se deve aos 5,5% da taxa Selic definida pelo Banco Central, já que 70% de 5,5% resulta nos 3,85% ao ano da caderneta. Além disso, a Taxa Referencial atual se encontra zerada.

Quanto mais reduzida a Selic, menor é o rendimento da caderneta de poupança. Saiba o que é e como é definida a taxa Selic.

Conheça investimentos que rendem mais do que a poupança: saiba como investir no Tesouro Direto, em CDBs ou em LCIs e LCAs.

Consumo Consciente Conta poupança: saiba o que é, como funciona e qual o seu rendimento Contabilidade financeira