Auditoria

A auditoria é um processo de verificação de todos os registros financeiros e de operações de uma empresa, com o objetivo de certificar aquilo que está correto ou identificar falhas que necessitem de correções.

Este processo é feito por profissionais qualificados e que respeitam normas profissionais, no caso do Brasil elas se integram às Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).

Por se tratar de toda uma empresa, essas auditorias podem se dividir em diferentes naturezas, como por exemplo, auditoria interna e externa, com auditorias operacionais ou auditoria contábeis.

Auditoria Interna

A auditoria interna acontece quando uma empresa realiza, por ela mesma em um setor próprio, uma análise de todos os seus processos e falhas que possam estar ocorrendo.

Esta forma de auditoria auxilia os administradores a ter um controle mais amplo das atividades, até mesmo na detecção de possíveis fraudes que possam estar ocorrendo contra o patrimônio da organização.

A inclusão da auditoria interna é muito comum em empresas de médio e grande porte, que possuem diversos setores e desvios dos planejamentos.

Auditoria Externa

A auditoria externa é realizada por profissionais independentes, sem nenhuma ligação com a empresa, e que possuem esse tipo de especialização e regulamentação.

Essa auditoria serve como uma medida de segurança que a empresa passa aos seus investidores, pois é realizada uma certificação dos registros contábeis e análise operacional da empresa, e o resultado emitido em relatórios.

Diferenças entre auditoria interna e externa

A principal diferença entre as duas auditorias é de que os auditores internos são formados por funcionários da empresa em um setor próprio, enquanto os auditores externos são independentes e contratados em forma de consultoria.

Apesar disso é essencial para as organizações, principalmente de grande porte, possuir os dois tipos, já que eles se complementam e garantem a qualidade dos processos.

Auditoria operacional

A auditoria operacional é o que caracteriza o trabalho dos auditores, quando estes analisam toda a estrutura da empresa, como em suas operações, recursos humanos e políticas adotadas.

Este tipo também é muito útil no setor público, o que garante a melhoria dos serviços prestados e o acompanhamento das ações dos gestores públicos, na otimização dos recursos.

Auditoria Contábil

A auditoria contábil consiste no exame feito nos registros e documentos contábeis, e na coleta de informações que comprovem os dados que foram registrados.

O objetivo dos auditores está em obter todas as informações possíveis que possam comprovar a realização das demonstrações contábeis com a realidade econômica e financeira.

Auditoria Fiscal

A auditoria fiscal é feita por uma autoridade pública responsável por analisar as obrigações das empresas perante as leis, como por exemplo, o pagamento de impostos e legislações trabalhistas.

No Brasil este papel é desempenhado por auditores da Receita Federal e auditores do Trabalho, em todos os Estados.