Consumo

O que é consumo?

O consumo está associado à prática econômica de adquirir bens e serviços. Quando se compra algum item, está se consumindo aquela unidade.

O consumidor é aquele que realiza o ato de consumir. E é em torno deste sujeito e da sua ação que o marketing trabalha, com os chamados estudos de comportamento do consumidor.

Diversos fatores influenciam o consumo, desde os hábitos do comprador, a relação entre a oferta e a demanda do mercado, a concorrência, entre outros. Uma das dimensões principais do consumo é a cultura. Costumes e rotinas, associações e memórias, entre outras características culturais podem ser determinantes para a decisão de compra do público-alvo. E são importantes para as empresas levarem em consideração na hora de criar suas estratégias e estabelecer um posicionamento.

A origem etimológica da palavra consumo sugere que aquilo que é consumido é exaurido. Também entendido enquanto um dispêndio, quantidade gasta de determinada coisa, como consumo de energia e consumo de combustível.

Consumo Consciente

O consumo consciente parte de compradores mais atentos às implicações sócio-ambientais de seus hábitos de consumo. Envolve a redução no consumo de água e energia como forma de não desperdiçar recursos naturais, compras mais planejadas evitando excessos e busca por marcas e fornecedores responsáveis, que em sua cadeia de suprimentos procurem reduzir o impacto social e ambiental de sua atividade econômica.

Consumo Sustentável

Conceito semelhante ao do consumo consciente, o consumo sustentável é mais abrangente. Representa toda uma mudança na percepção do papel do consumidor na sociedade de consumo, mais responsável pelo que compra e pelos resíduos que gera. Inclui o gerenciamento pessoal de recursos naturais, melhor aproveitamento dos bens, além da atenção às marcas e empresas que entram em seu círculo de consumo.

Sociedade de Consumo

A expressão sociedade de consumo vem de estudos da sociologia sobre as práticas de compra modernas. Designa um tipo de consumo crescente e acumulador, caracterizado pela obsolescência das coisas e geração de necessidade sem valor. 

Relacionado também à identidade. Alguns teóricos da pós-modernidade colocam o consumo enquanto parte da identidade cultural de um grupo. Na sociedade do consumo, você é aquilo que consome.

Mas estas estrutura já demonstra sinais de esgotamento, com o aumento de práticas de consumo consciente por parte dos consumidores e o surgimento de novos formatos como a economia colaborativa.

Consumo e Consumismo

Consumo é o ato de consumir, e o conceito quando associado a outro como em "sociedade do consumo" ganha ênfase dentro do contexto atual enquanto prática difundida e base de uma modelo de estrutura econômica. O consumismo é uma variante por uma perspectiva negativa, de excesso e daquilo que ultrapassa a linha da necessidade. O consumismo seria influenciado pela publicidade, que gera desejo e assim manipula a demanda.

Você também pode ter interesse em Consumo Consciente.