Consumo Consciente

O que é Consumo Consciente?

Consumo consciente é o tipo de consumo que tem a atenção do cliente direcionada aos impactos socio-ambientais daquilo que compra. O consumidor consciente exerce de forma voluntária um papel solidário e cidadão de evitar desperdícios de água e energia, por exemplo, e de levar sua decisão de compra para empresas e marcas responsáveis, com o objetivo reduzir os impactos negativos do consumo.

Como trata-se de uma iniciativa individual é preciso que este haja algumas mudanças nos hábitos de compra do cidadão, de forma a tomar decisões mais bem informadas, o que o tornar um consumidor consciente.

Envolve dimensões ambientais e sociais do consumo, como por exemplo a consciência de que a empresa na qual se compra roupas tem todos os seus trabalhadores devidamente registrados e não usa de trabalho escravo. Assim a prática do consumo também não está influenciando negativamente o mercado, que como um todo já vem dando maior atenção ao consumo consciente como forma de sustentabilidade econômica, inclusive.

Consumo consciente da água

O desperdício de água e o incorreto tratamento da água potável são problemas de forte impacto no meio ambiente. Algumas ações simples, que não só partem do consumidor mas como podem ser implementadas em qualquer empresa, reduzem este problema. Como instalar válvulas de descarga no banheiro que despejam menos água, e o uso de torneiras automatizadas nas pias, com temporizador e sensor de contato.

Consumo consciente de energia

A energia elétrica adquirida pelas companhias de energia provém de fontes renováveis e não renováveis. Uma empresa pode incentivar o uso de energias renováveis com a instalação de painéis solares em suas dependências. Criar sistemas automatizados que desligam as luzes do escritório a um determinado período do dia também exercem forte impacto no consumo, ou usar temporizadores. Além de conscientizar seus funcionários da importância do consumo consciente de energia elétrica dentro e fora do ambiente de trabalho.

Consumo consciente de alimentos

O consumo consciente de alimentos passa por conhecer as marcas que se compra. E principalmente em evitar desperdícios. Uma das formas de fazê-lo é planejar as compras, evitando que a empresa adquira mais suprimentos e insumos que o necessário. Atenção também às datas de validade. Nem sempre comprar lotes de um produto alimentar a um preço baixo significa um bom negócio, por exemplo.

Consumo consciente da moda

O consumo consciente na indústria da moda é tema de debate frequente, no que toca ao excesso de compras incentivada pelas próprias marcas, por meio da persuasão e criação de uma necessidade de consumo inexistente criada pelos modismos. Mas o ponto principal em relação ao consumo consciente é saber de quem está comprando. Mais de uma marca deste setor já foi envolvida em relações de trabalho escravo por conta de fornecedores asiáticos e até mesmo brasileiros.

Uma forma de promover o consumo consciente da moda dentro das empresas é buscar por fornecedores locais de uniformes, por exemplo. E já que se trata de uma relação B2B, pedir informações sobre a cadeia de suprimentos da empresa para verificar se não existe nenhum elo que impacte negativamente o processo produtivo e a imagem da marca.

Diferença entre consumo consciente e consumo sustentável

A diferença entre o consumo consciente e o consumo sustentável está na dimensão da ação de cada um dos termos. O conceito de consumo sustentável é um pouco mais abrangente que o consumo consciente, sendo este uma das esferas inseridas no primeiro.

O consumo sustentável é relacionado desde a correta administração de água e energia dentro de casa e a decisão de compra de produtos de empresas socio-ambientalmente responsáveis, passando pela redução na geração de lixo e o correto descarte dos resíduos e rejeitos.

O objetivo do consumo sustentável é alterar a percepção da sociedade de consumo, indicando um caminho sustentável que consiga associar o consumo estritamente às necessidades da pessoa, sem excessos e menos dispendioso para o meio ambiente.

Você também pode querer saber mais sobre Logística Reversa.