O que é Ceteris Paribus

Ceteris Paribus, ou ainda Coeteris Paribus, da tradução "todo o resto constante", é uma condição muito utilizada em Economia para explicação de modelos ou teorias, considerando como inalterados outros fatores que possam a influenciar.

Essa condição é muito importante, pois simplifica o ponto de vista de estudos que muitas vezes incluem uma infinidade de fatores, mas que sem eles, não alterariam tanto o resultado final.

Ceteris Paribus na oferta e demanda

Um dos maiores exemplos que utilizam esta condição é a Lei da Oferta e Procura na formação de preços do mercado.

Sem essa condição, deveria se considerar vários outros fatores, como por exemplo, as alterações que possam acontecer na procura quando se alteram os rendimentos dos consumidores, ou da oferta quando se alteram as receitas das empresas.

Utilizando a condição ceteris paribus para esse modelo em concorrência perfeita, apenas é preciso considerar as alterações simples do preço de mercado, através da oferta e procura, como:

  • Se a oferta de um produto ou serviço aumenta, o preço no mercado reduz;
  • Se a oferta de um produto ou serviço diminui, o preço no mercado aumenta;
  • Se a procura por um produto ou serviço aumenta, o preço no mercado aumenta;
  • Se a procura por um produto ou serviço diminui, o preço no mercado diminui.

É possível perceber que, se fossemos considerar todos os outros fatores neste modelo, não poderíamos afirmar com certeza o que acontece com o preço de um bem sob a sua oferta e procura.

Em vários outros conceitos como da Microeconomia ou da Macroeconomia, esta condição é utilizada para explicar o comportamento da economia.

Você pode saber mais sobre o que é a MicroeconomiaMacroeconomia, e também sobre Concorrência Perfeita.

CEO O que é Ceteris ParibusCFA