O que é budget?

A expressão budget significa orçamento, ou seja, o planejamento financeiro e a estimativa das receitas, das despesas e dos investimentos de uma empresa.

Budgeting (ou seja, o ato de fazer um orçamento) é importante porque traça os objetivos da companhia, permitindo que sejam tomadas medidas de ajuste para o alcance das metas estipuladas.

Importado do inglês, o termo budget tornou-se popular com a instalação de empresas multinacionais. Embora a tradução de budget seja simplesmente “orçamento”, no mundo corporativo, o significado de budget corresponde mais especificamente ao orçamento do tipo estático.

O orçamento estático empresarial é aquele em que os dados previstos não podem ser alterados quando já estão em execução, ainda que ocorram imprevistos. Por exemplo, se uma empresa fixar um volume de produção ou de vendas em seu orçamento, ela não poderá ajustar as metas durante o ano ainda que ocorra alguma alteração no mercado.

Apesar da falta de flexibilidade, a elaboração do budget é bastante popular entre as grandes organizações, sobretudo as multinacionais. Isso porque o método facilita a consolidação dos orçamentos de todas as unidades da empresa, que muitas vezes estão espalhadas em diversos países, em um único orçamento geral.

Embora a previsão seja rígida, as companhias usam mecanismos para tornam o budget mais próximo à realidade. A cada mês, o orçamento é revisado para comparar os valores previstos com os valores realizados. Com base nessa análise, é feito o forecast, ou seja, a revisão do budget para os meses seguintes levando em conta os valores efetivamente realizados. O budget e forecast é um dos métodos mais populares de orçamento empresarial.

Você também pode ter interesse em budget e forecastdepartamento financeiroforecast.

BRICS O que é budget? Budget e forecast