O que é um Bem de Giffen?

Bens de Giffen são produtos ou serviços em que a procura aumenta mesmo com o aumento do preço, pela valorização dos consumidores pelo bem, e a procura cai quando o preço diminui.

De maneira geral, são bens considerados inferiores, em que não se encontram substitutos próximos, ou que as pessoas compram menos quando seus rendimentos aumentam.

Exemplos de Bens de Giffen

Os exemplos de Bens de Giffen podem acontecer com produtos como arroz ou feijão, em que a redução do preço e uma maior sobra do orçamento das famílias causa uma redução da procura.

Em um estudo de 2007, os economistas Harvard Robert Jensen e Nolan Miller encontraram evidências desse comportamento em uma província chinesa. No estudo, havia uma redução no preço do arroz quando este era subsidiado, e mesmo assim havia redução na procura por parte dos consumidores.

No caso de um bem comum, a redução do preço deveria levar ao aumento da procura, o que não acontece com bens de Giffen.

Apesar de ser um tema amplamente discutido, exemplos reais em que isso acontece são extremamente raros e o comportamento comum é ditado pela Lei da Procura.

Conceito dos bens de Giffen

O termo "Bens de Giffen" recebeu este nome em homenagem ao economista, estatístico e jornalista escocês Robert Giffen, que foi quem formulou a ideia.

Esse comportamento por parte dos consumidores é diferente do comum, onde um aumento no preço de um bem ocasiona uma diminuição da quantidade procurada.

Os bens que seguem este comportamento são considerados básicos e se relacionam com outros fatores além dos preços, como o rendimento dos consumidores, por exemplo.

Bens de Giffen e Bens de Veblen

Tanto quanto os bens de Giffen, os bens de Veblen também se diferenciam da Lei da Procura quanto ao comportamento da demanda com o aumento do preço.

Enquanto a teoria de Bem de Giffen trata de bens básicos e para consumidores de baixos rendimentos, o Bem de Veblen trata de consumidores que procuram produtos de luxo.

Pela ideia de Thorstein Veblen, os bens de luxo são mais desejados conforme o aumento dos preços, demonstrando valor aos produtos. Em ambas as teorias existe uma inclinação positiva na curva da procura, que demonstra um aumento da quantidade com aumento do preço, ou vice-versa.

Saiba mais sobre como funciona a lei da oferta e procura.

Benchmarking O que é um Bem de Giffen? Índice Big Mac