Retorno sobre investimento - ROI

O que é ROI?

O Retorno sobre Investimento (ROI), é uma medida financeira de desempenho que demonstra o quanto um investidor ou uma empresa ganhou ou perdeu com um investimento.

ROI é uma sigla em inglês para Return On Investiment, que em português é conhecido como "Retorno sobre Investimento".

O ROI é utilizado como um indicador de retorno de investimentos, comparando os custos que ocorreram no processo. O ROI relaciona, por exemplo, o retorno das vendas após um investimento em publicidade de uma marca.

A fórmula que calcula este indicador é:

Como calcular ROI

Para as receitas e custos são considerados aqueles que estão diretamente relacionados ao investimento analisado. No caso de se analisar um investimento em uma empresa, por exemplo, é preciso considerar quais foram os ganhos e custos diretos à aplicação.

Como calcular o Retorno sobre Investimento

Utilizando a fórmula de cálculo para o ROI, o investidor encontra o percentual de ganho que seu investimento teve durante o período em que aplicou seu capital.

Se este resultado é, por exemplo, de 0,7 significa que o retorno foi de 70% comparado aos custos do investimento. Caso seja uma aplicação financeira os custos podem ser considerados como o capital aplicado no início do investimento.

De maneira mais simplificada, é possível mensurar o retorno de um investimento por meio de um rácio entre o lucro e o valor do ativo adquirido.

Exemplo

Considerando como exemplo um investimento que teve de retorno, após um certo período, R$ 100 mil, tendo como custo o valor total de R$ 40 mil, o cálculo fica como:

ROI = (100.000 - 40.000) / 40.000
ROI = 1,5 ou 150%

Isto significa que o investimento teve retorno 1,5 vezes sobre seu custo total, ou uma taxa de retorno de 150%.

Significado dos valores do ROI

O valor obtido com o cálculo do ROI indica a quantidade de vezes que um ativo se "alavancou" com seu investimento, seja qual for a origem do capital investido (próprio ou alheio).

Essa relação de aplicação-retorno depende do exigido por parte do investidor e das características do mercado. Por exemplo, um retorno de 100% em um mercado muito competitivo pode ser um valor extremamente elevado de retorno para um investimento.

Por outro lado, é preciso considerar outros fatores que consideram o mínimo a ser exigido por parte da empresa ou do investidor, como a própria inflação ou um possível percentual de reinvestimento do lucro obtido.

De maneira mais sofisticada, é possível utilizar a taxa que indique o mínimo retorno possível para o investimento, conhecida como Taxa Mínima de Atratividade.

O cálculo do retorno esperado, quando o investidor sabe a taxa que deseja, é feito resolvendo a fórmula do ROI, como:

Retorno esperado ROI

Para saber qual o valor a investir hoje para obter um retorno e uma taxa já conhecidos, é possível recorrer ao cálculo do Valor Presente Líquido (VPL).

Saiba mais sobre o que é e como calcular o Valor Presente Líquido (VPL).