Responsabilidade social

O que é responsabilidade social?

Responsabilidade social é uma teoria relacionada a tomadas de decisões ou ações feitas de uma forma ética, seja por pessoas ou empresas. O seu oposto significa que a ação tomada pode causar danos à esfera social ou gerar apenas benefícios individuais.

Este conceito é geralmente associado aos benefícios entregues à sociedade por parte de uma organização, a partir de ações realizadas por empresas para estes efeitos, a exemplo das iniciativas socioambientais.

Indo além de interesses lucrativos, empresas podem prestar atividades deste tipo como forma de engajamento junto aos seus grupos de interesse (stakeholders).

Definição de responsabilidade social empresarial

A responsabilidade social empresarial (RSE) ou corporativa (RSC) é a ideia de que organizações possuem responsabilidades com a sociedade à sua volta.

Para poder existir, empresas devem colocar em prática ações que vão além da maximização do lucro a seus proprietários. Ao fazerem isso, devem atender aos interesses sociais com as suas atividades.

Organizações socialmente responsáveis atuam de forma a beneficiar a sociedade de alguma forma, promovendo o seu bem-estar ou reduzindo impactos negativos que existam, incluindo o meio ambiente.

Além de procurar benefícios externos, promover ações deste tipo podem impulsionar a marca e o reconhecimento da empresa. Em muitos casos, consegue atrair consumidores que se interessem pelo que a organização faz socialmente.

Tipos de responsabilidade social e exemplos

De acordo com um artigo da Harvard Business School, as empresas normalmente atuam em quatro diferentes áreas no tema da responsabilidade social: ambiental, ética, filantrópica e econômica.

Responsabilidade ambiental

A responsabilidade ambiental é atualmente uma das formas mais comuns de responsabilidade social corporativa. Ela existe através de comportamentos ecológicos e gestão ambiental por parte das organizações.

Exemplos comuns consistem em reduzir a poluição e a emissão de gases de efeitos estufa ou a utilização de energias renováveis. Da mesma forma, é possível financiar pesquisas na área.

Responsabilidade ética

A responsabilidade ética está relacionada com a forma como a empresa opera, desde que seja de maneira ética e justa, devendo adotar posições corretas em todas as suas decisões.

Além de procurar atingir o próprio corporativo e o relacionamento de negócios, empresas podem adotar medidas éticas próprias. Um exemplo é a de fixar um salário mínimo em suas contratações acima do estabelecido pelo governo.

Responsabilidade filantrópica

Uma empresa pode participar de forma ativa na melhoria da sociedade, dedicando parte de seus ganhos a diferentes causas filantrópicas.

Exemplos podem ir desde doações a instituições filantrópicas, como a criação de instituições próprias geridas pela empresa.

Responsabilidade econômica

A responsabilidade social pode ser da forma econômica quando responsabilidades ambientais, éticas e filantrópicas coexistam dentro do modelo de negócio da empresa.

Empresas que atuam desta forma, procuram impactar e melhorar o ambiente socioeconômico a sua volta, além de agregar valor à sua marca.