O que são Stakeholders?

Stakeholder é um termo da língua inglesa que tem como significado "grupo de interesse". Fazem parte deste grupo pessoas que possuem algum tipo de interesse nos processos e resultados da empresa.

Um dos criadores do termo foi o filósofo Robert Edward Freeman. Ele definia a palavra stakeholder como os grupos que podiam afetar ou serem afetados pelos objetivos da organização.

Esses interesses podem ser, além dos processos e resultados, no planejamento dos projetos ou negócios, de modo positivo ou negativo.

A quantidade de stakeholders demonstram a visibilidade e a importância que os projetos da empresa possui.

Exemplos de stakeholders

Alguns exemplos desses grupos de interesse são:

  • Acionistas
  • Investidores
  • Proprietários
  • Empregados
  • Sindicatos
  • Clientes
  • Governo
  • Concorrentes

Diferenças entre Stakeholders e Shareholders

Os shareholders, também conhecidos como stockholders, são constituídos apenas pelos proprietários e acionistas. Ou seja, quem detém o capital da empresa, diferente dos stakeholders, que envolvem todos os interesses.

O modelo de shareholders é mais tradicional. Nele, a empresa é apenas vista como uma entidade que gera benefícios econômicos (lucros) aos seus proprietários e acionistas.

Por sua vez, o modelo em stakeholders passa a considerar todos os benefícios. Estes incluem os sociais, que a organização proporciona aos participantes do projeto da empresa.

Gestão de Stakeholders

Por se envolverem com muitos grupos de interesse sobre seus projetos, as empresas precisam de uma gestão eficiente. Isto para que haja o melhor equilíbrio em seus ambientes internos e externos.

Essa gestão passa por identificar quais são os grupos interessados nos projetos da empresa. Além da importância que cada um tem para os projetos do negócio, em diferentes categorias.

Ao analisar os grupos de interesse, o gestor do projeto do negócio classifica cada grupo conforme os graus de influência e de interesse cada um possui. Assim, sabe como deve tratar cada um.

Quer saber mais sobre a administração de empresas? Você também pode ter interesse em cultura organizacional, análise SWOT ou em como fazer uma análise de mercado.