Empreendedorismo Social

O que é empreendedorismo social?

Empreender significa criar um projeto que atenda às necessidades de outras pessoas. Apesar de muito associado a projetos que gerem lucros, o empreendedorismo também pode ser feito tendo aspectos sociais como o seu verdadeiro provento.

Um empreendedor social é uma pessoa que busca soluções e melhorias para a sociedade. Meio ambiente, educação e saúde são algumas das áreas em que o empreendedorismo social pode se desenvolver, além do ambiente digital.

O termo "empreendedor social" foi associado pela primeira ao norte-americano William Drayton. O empreendedor é fundador e presidente de uma organização social conhecida como Ashoka fundada em 1980. Porém, a definição deste termo é um tanto mais recente do que a prática.

Conceito e características

O empreendedorismo social é caracterizado pelo enfoque social em que está envolvido. Este conceito está relacionado às empresas que passam a prestar serviços ao público contendo alguma inovação social, ou àquelas em que são criadas com este objetivo.

Empresas sociais buscam aliar o lado do empreendedorismo e inovação às soluções de problemas sociais. O resultado esperado deve gerar resultados além do lucro, gerando valor social ou reduzindo custos que afetam a sociedade, como os impactos ambientais, por exemplo.

Também deve ser considerado que esta forma de empreendimento pode existir em diferentes setores da economia, existindo como organizações com ou sem fins lucrativos, ou mesmo governamentais.

Iniciativas como estas podem se envolver e oferecer soluções relacionadas a diferentes questões sociais. Alguns exemplos são a falta de moradia, no oferecimento de crédito mais acessível, redução do desemprego em grupos menos favorecidos ou redução da fome em regiões mais pobres.

Exemplos de empreendedorismos sociais

Imagine, por exemplo, que um grupo de artesãos locais precise ser capacitado e ter o seu produto reconhecido localmente por conta do turismo. Isto pode ser feito por um empreendimento social, privado ou governamental.

Atividades como estas podem se expandir para diversos tipos de atividades: atendimento jurídico acessível, espaços de inclusão digital, auxílio à idosos, recolha de reciclagens, entre outros.

No Brasil existem exemplos desta forma de empreendimento, tais como o Graac, hospital de combate ao câncer infantil, ou o Instituto Chapada, que visa melhorar a educação pública.

Diferenças entre o empreendedor social e o comum

Um empreendedor é conhecido como a pessoa que se envolve no mercado com os seus projetos, utilizando técnicas que possam gerar valor para o seu negócio. Por outro lado, o empreendedor social aplica as mesmas técnicas no âmbito social, gerando valor nesta área de atuação.

Em um projeto de empreendimento social, os empresários buscam implementar inovações na sociedade que resolvem os seus problemas. Seu público-alvo são pessoas que não são atendidas pelo mercado, por não participarem da segmentação ou pela solução não ser rentável para um empreendimento comum.

Vale notar, ainda, que empreendedores comuns podem conseguir atuar com empreendimentos sociais em paralelo ao seu negócio principal. Em alguns casos isto é possível pelo conhecimento que o empresário no ambiente em que atua. Com isso consegue oferecer soluções em áreas sociais.