O que é recuperação de crédito?

A recuperação de crédito é um processo feito por empresas especializadas na busca pelo reembolso de uma dívida negativada.

O que muitas destas empresas fazem é aquirir (comprar) as dívidas que pertencem a bancos ou outros tipos de instituições financeiras e de crédito.

Com a dívida em posse da empresa, o processo passa a ser a recuperação do crédito devido. Por serem especializadas no assunto, conseguem oferecer meios aos devedores de maneira que possam pagar com mais facilidade, como por parcelamentos ou renegociações.

Empresas recuperadoras de crédito operam com dívidas negativadas, em que o consumidor do crédito está como o "nome sujo". Negociar dívidas com estas empresas é uma das formas de conseguir limpar o nome e voltar a ter acesso ao crédito.

Diferença entre cobrança e recuperação de crédito

A cobrança é normalmente diferenciada da recuperação de crédito. Enquanto na recuperação a dívida já é negociada através de uma empresa do ramo, a cobrança é feita diretamente pela empresa credora.

Ao deixar de pagar uma dívida, e imediatamente passado o prazo de pagamento, a cobrança já pode ser feita com o contato feito pela empresa credora ao devedor. Isso pode acontecer antes ou após a dívida ser negativada.

A recuperação de crédito é mais avançada e feita em períodos após o início da inadimplência, onde a chance de recebimento por meio da cobrança é muito menor.

Além disso, a recuperação consegue ir mais a fundo na cobrança ao devedor. Na forma judicial o crédito é cobrado com intermédio do poder judiciário, enquanto que na forma extrajudicial ainda são feitas negociações com o devedor.

Receitas e Despesas O que é recuperação de crédito? O que é recuperação judicial?