Cartão de crédito para negativado: é possível? Veja opções

Leonardo Pereira
Leonardo Pereira
Economista

Obter crédito com o nome sujo não é uma tarefa tão simples, já que bancos e financeiras efetuam pesquisas em instituições como SPC ou Serasa. O mesmo acontece com os cartões de crédito.

Estando negativado as chances em se ter um cartão de crédito aprovado são praticamente nulas. Com a classificação (score) muito reduzida as empresas enxergam um risco elevado de incumprimento, facilmente negando a aprovação.

Além disso, outros fatores podem fazer parte da análise, extinguindo as possibilidades de obter o cartão estando inadimplente. Um exemplo é a capacidade de pagamento do usuário. Com uma renda muito baixa, ou uma dívida muito superior ao salário, nem mesmo cartões de crédito com limites baixos são aprovados.

Porém, existem algumas opções que tornam possível a utilização de cartão de crédito no dia a dia mesmo para quem está negativado. As principais são os cartões de crédito pré-pagos e os cartões de crédito consignados. Acompanhe abaixo como funcionam.

Opções de cartões de crédito sem consulta

Com mais devedores e pessoas com nome sujo as instituições financeiras criaram outras opções de cartões de crédito sem a necessidade de consulta ao SPC e Serasa ou aberturas de contas.

Isso porque, oferecido a pessoas inadimplentes, bancos e financeiras requisitam outras formas de garantir que o pagamento será efetuado, cobrindo o saldo a utilizar.

Cartões de crédito consignados

Uma das opções de cartão de crédito para pessoas negativadas é o cartão consignado. Normalmente é mais voltado a aposentados e pensionistas, ou funcionários públicos. Contudo, também pode ser acessível a trabalhadores de empresas privadas em regime CLT.

A aprovação irá depender da instituição financeira onde o cartão é pedido, bem como da análise que definirá o limite do cartão. Geralmente não deve ser mais que 5% do salário, definido na comprovação de renda.

Este cartão pode ser encontrado em bancos tradicionais, como a Caixa, ou em outros. Acompanhe algumas opções abaixo:

  • Caixa Simples (Elo)
  • Bradesco Consignado (Elo)
  • BMG Consignado (MasterCard)
  • Cartão Consignado Banco PAN (Visa)
  • Inter Consignado (MasterCard)
  • Banco Daycoval (MasterCard)
  • Olé Consignado (Visa)
  • Banco Banrisul (Visa ou MasterCard)
  • Cartão Consignado Celetem

Sempre que utilizado, a fatura é paga descontando diretamente do salário do utilizador. Entre suas vantagens pode se considerar que existem taxas de juros mais baixas e ainda a ausência de anuidades na maioria das opções. Tudo isso dependerá de um limite considerado inferior aos cartões comuns.

Cartões de crédito pré-pagos

O cartão de crédito pré-pago funciona como na sua própria denominação: a partir de recargas do seu utilizador.

Ao ser requisitado as instituições financeiras não efetuam análises de crédito ou renda, a exemplo das comprovações de renda mínima em alguns cartões. Da mesma forma não exige algum vínculo a uma conta bancária, bastando recarregar via pagamento ou depósito.

Essa opção permite que você comece a controlar as dívidas, enquanto consegue realizar pagamentos de compras e assinaturas pela internet, inclusive internacionais.

Algumas empresas que oferecem cartões do tipo pré-pago são:

  • MercadoPago (MasterCard)
  • PagSeguro (MasterCard)
  • RecargaPay (MasterCard)
  • Acesso (MasterCard)
  • Bradesco DIN (Visa ou Elo)
  • Superdigital (MasterCard)
  • Proteste (MasterCard)

Como desvantagem, vale lembrar que sendo dependente da recarga do usuário, não é possível efetuar compras parceladas.

Como solicitar um cartão de crédito pela Internet

Pela Internet é possível pesquisar as melhores opções de cartões de crédito e tentar solicitá-los online, através de sites ou aplicativos das financeiras, principalmente em bancos digitais.

Todo o processo deve ser seguido conforme o estabelecido quando encontra a opção de solicitação do cartão. Já a aprovação dependerá das análises que a instituição efetuar.

Além disso, avalie realmente se você necessita de um cartão de crédito estando endividado. Confirme as opções mais vantajosas, com menores taxas e custos associados para que sua dívida não aumente, ainda mais, com o tempo.

Leonardo Pereira
Leonardo Pereira
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2021), em Portugal