Como consultar o CPF? Conheça diferentes formas

O que é o CPF e onde pode ser encontrado?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um registro que fica sob domínio da Receita Federal. É por ele que são identificados cada um dos contribuintes do Brasil e, em muitos casos, já vem identificado junto ao Registro Geral (RG).

Este registro é mais facilmente encontrado em uma unidade de atendimento da Receita Federal, para que haja maior segurança no registro. A própria instituição indica que, se o número foi perdido, seja procurado em qualquer outro documento, cheque ou contrato.

Na falta de qualquer comprovativo, será necessário o comparecimento à Receita Federal e um Boletim de Ocorrência deverá ser apresentado.

Pela internet, é possível encontrar sites que realizam consultas de CPF com o banco de dados que a empresa possui. Porém, antes de contratar serviços deste tipo, é recomendado conferir se o site é confiável e retorna corretamente o que foi requisitado.

A consulta de forma gratuita está disponível no site oficial da Receita apenas para confirmar se os números estão corretos, quando já se sabe o CPF.

Como confirmar se o número de CPF está correto

Uma das formas de consultar o número do CPF é verificar a sua atual situação cadastral.

Este processo pode ser feito através do site da Receita Federal neste link, onde ainda é possível verificar se o número do registro está correto. Veja quais são os passos:

consultar CPF data de nascimento

  1. Preencha o primeiro espaço com o número do CPF;
  2. Preencha o segundo espaço com a data de nascimento;
  3. Selecione a caixa "Não sou um robô";
  4. Clique em Consultar.

Se estiver correto, deve abrir uma página contendo todas as informações do contribuinte, mais a atual situação cadastral da pessoa física.

Caso seja necessário alterar algum dos dados cadastrais, a Receita disponibiliza em seu site um local onde pode enviar suas informações para análise e correção. Se precisar, basta seguir este endereço.

Como regularizar o CPF pela internet

No passo anterior, é possível que o CPF pesquisado não esteja regularizado (suspenso). Ter o documento nesta situação pode trazer diversos problemas para o dia a dia.

A regularização pode ser feita pela internet no próprio portal da Receita Federal para o Pedido de Regularização do CPF. Na página, deve abrir um campo de preenchimento, como este abaixo:

Regularizar CPF irregular

Preencha todos os dados corretamente e clique em "enviar". É importante ter em mãos o número do título de eleitor, já que a Receita cruza os seus dados com os da Justiça Eleitoral.

Os pedidos também podem ser feitos por e-mail, anexando os documentos que são pedidos neste endereço.

Como consultar o CPF em instituições de proteção ao crédito

Se a sua dúvida é consultar o seu CPF e saber se tem o nome "limpo", existem formas simples de fazer isso pela internet. Lembrando que CPF irregular e ter o "nome sujo" não são as mesmas coisas.

Aqui, três principais empresas de proteção ao crédito oferecem essa consulta online: Serasa Experian, SPC Brasil e a SCPC Boa Vista.

Consulta de CPF pelo Serasa

O Serasa disponibiliza em seu site uma área onde é possível se cadastrar com o e-mail e acompanhar as dívidas em seu nome.

O portal disponibiliza ainda o score, que é a pontuação como tomador de crédito, e permite renegociar dívidas.

Para consultar o CPF no Serasa, entre no portal Serasa Consumidor e cadastre-se com seu e-mail.

Se preferir, pode fazer tudo pelo aplicativo que a empresa oferece. Basta selecionar o seu sistema operacional: Android / iOS.

Consulta de CPF pelo SPC

A empresa SPC é uma das mais tradicionais em análises de consumidores e recentemente passou a oferecer sua consulta grátis.

O acesso pode ser feito no site do SPC Brasil após se cadastrar.

É possível, ainda, consultar pelo aplicativo. Basta selecionar o seu sistema operacional: Android / iOS.

Consulta de CPF pelo SCPC Boa Vista

O SCPC também possui um site onde é possível consultar o CPF, dívidas em atraso e o score de crédito.

A consulta pode ser feita pelo portal Consumidor Positivo, após se cadastrar com o seu e-mail.

Por ele também é possível consultar pelo aplicativo da empresa. Basta selecionar o seu sistema operacional: Android / iOS.

O que é concorrência perfeita? Como consultar o CPF? Conheça diferentes formas DBE: o que é e como consultar