Como emitir o cartão CNPJ?

O Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ), é emitido para que todas as pessoas jurídicas possam estar identificadas junto aos órgãos competentes da Receita Federal, com todos os dados da empresa, mesmo que seja para um Microempreendedor Individual, mais conhecido como MEI.

Para realizar o cadastro, é preciso definir qual o tipo de negócio será realizado. A documentação necessária varia conforme o tamanho da empresa, por isso a tabela de documentos pode ser acessado no Portal da Receita Federal. O cadastramento é feito online pelo próprio site da Receita, mas ainda assim, é recomendado ajuda profissional de um contabilista para efetuar este processo.

Emissão CNPJ

Com o registro CNPJ feito, é possível fazer a emissão do comprovante de registro, disponibilizado pela própria Receita Federal, através de uma consulta gratuita e a impressão para usar como um documento comprovativo.

A emissão pode ser realizada, pela seção responsável, através do site da Receita Federal. Nesta seção basta seguir os passos apresentados a seguir:

1. Introduzir o CNPJ e consultar

Após acessar o link, introduzir o número de identificação CNPJ, composto por 14 dígitos, e clicar em "Consultar":

                     

2. Consultar o comprovante

Após feita a consulta, é aberto uma página que já apresentará o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, da empresa. Esse comprovativo é apresentado, preenchido com todos os dados da empresa, como o da imagem a seguir:

                   

3. Preparar página e imprimir

Para utilizar esse comprovativo, é preciso imprimir, e para isso, basta clicar na opção que deverá aparecer ao lado direito da página, preparando o documento para impressão:

                                                       

Este comprovativo é válido para todas as pessoas jurídicas que possuam CNPJ, desde grandes empresas até microempreendedores individuais, realizarem a autenticação do cadastro, nas atividades da empresa.

Utilização do CNPJ

Para que uma empresa funcione regularmente e realize suas atividades profissionais, é preciso que ela esteja registrada com o número CNPJ. Como os documentos pessoais, é este número que a identifica.

O CNPJ é necessário para várias funções da empresa, como as quais podemos destacar:

  • Emissão de nota fiscal;
  • Compra de matérias-primas ou mercadorias;
  • Contratação de serviços de outras empresas;
  • Obter financiamentos empresariais.

Este cadastro é obrigatório para organizações de todos os tipos, para que a Receita Federal efetue o controle e acompanhamento das atividades realizadas no país, bem como do pagamento dos impostos.

Você também pode ter interesse em pessoa jurídica.