Pump and Dump

O Pump and Dump é um esquema que acontece quando há uma sobrevalorização no preço de uma ação ou outro ativo financeiro por meio de declarações falsas.

Esta técnica, que pode ser conhecida em português como "inflar e largar", é considerada uma fraude e pode acarretar em consequências legais para quem pratica.

Como acontece o Pump and Dump

Este esquema pode ser realizado por diferentes meios de comunicação, como pela Internet ou através de ligações de operadores de telemarketing, de forma a propagar um preço totalmente inflado das ações de uma empresa.

O golpe é realizado por pessoas ou grupos, que possuem ações de determinada empresa, e procuram passar falsas informações de que haverá um intenso crescimento do negócio que envolve estas ações.

Com isso, potenciais investidores são ludibriados ao comprarem ações com um valor muito mais elevado do que o ritmo do mercado.

Nesta estratégia, o "pump" é conhecido como a etapa onde acontece a sobrevalorização do ativo, enquanto o "dump" é a etapa seguinte onde acontece a repentina desvalorização deste mesmo ativo.

O dump normalmente acontece com a reação natural do mercado financeiro quando existe alta oferta e baixa demanda, causando a desvalorização do ativo.

O pump and dump pode ser muito comum quando envolvem ações com valores muito reduzidos, normalmente em centavos, em que variações de preços são comuns.

Casos de Pump and Dump

Um caso famoso de pump and dump foi retratado no filme "O Lobo de Wall Street" onde o corretor de bolsa Jordan Belfort realizava esta prática com ações de centavos, nos Estados Unidos.

Além das ações empresariais este esquema tem se apresentado em meio às criptomoedas quando usuários compram moedas muito baratas, espalham falsas notícias em fóruns sobre o assunto e as vendem com preços elevados.

O mercado de criptomoedas ainda é pouco regulamentado e este tipo de golpe tem sido comum, principalmente com moedas que possuem pouca margem e baixa liquidez.

Este processo tem se tornado mais comum com o advento da internet, por isso, é preciso analisar com atenção as causas de repentina valorização de ações, criptomoedas, ou outros ativos.