Ponto de Equilíbrio Financeiro

O que é Ponto de Equilíbrio Financeiro?

O Ponto de Equilíbrio Financeiro é um índice percentual que marca o ponto em que as vendas criam receitas que se igualem as despesas e custos de uma operação. A partir do ponto de equilíbrio a companhia passa a auferir lucro. Abaixo dele, está operando em prejuízo.

É conhecido também pelo seu nome em inglês Break Even Point (BEP) e deve indicar qual o faturamento mínimo para a empresa cobrir seus gastos, passando a ter rendimentos positivos.

O cálculo do ponto de equilíbrio permite ao empresário saber qual o faturamento mensal, ou anual, mínimo para cobrir despesas fixas e variáveis. É estimado geralmente na fase de planejamento de um novo projeto e ajuda a prever a viabilidade e sustentabilidade do negócio.Quanto mais baixo for o ponto de equilíbrio, maior é a segurança da operação.

Fórmula do Ponto de Equilíbrio Financeiro

O cálculo do ponto de equilíbrio financeiro é feito pela fórmula:

Fórmula do ponto de equilíbrio financeiro

Para o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro é preciso considerar os custos fixos que geram desembolsos por parte da empresa, ou seja, aqueles que incluem saídas de dinheiro. Há outros gastos que não são considerados, pois são somente contabilizados e não ocasionam fluxos financeiros (no caixa), como por exemplo os gastos por depreciação de ativos.

Outros dados para a fórmula são as receitas obtidas com as vendas e que geram os rendimentos da empresa, e também os custos e despesas variáveis. Como exemplo, o custo de ter comprado os produtos para revenda, ou no caso das indústrias, os custos das matérias-primas e as despesas de suas vendas.

As receitas são subtraídas das custos e despesas variáveis, o que resulta na chamada margem de contribuição ou lucro bruto. Você pode saber mais sobre o que é a Margem de contribuição.

O ponto de equilíbrio ajuda o empresário a entender a dinâmica da empresa, além de ajudar a construir as metas de vendas. Com a determinação do ponto de equilíbrio sobre a margem de distribuição unitária consegue-se prever a quantidade exata de produtos a serem vendidos para zerar os custos até passar a ter lucro.

Pontos de Equilíbrio Ponto de Equilíbrio Financeiro Como preencher um cheque?