O que é CEI e para quem serve?

Leonardo Pereira
Economista

O CEI é o Cadastro Específico do INSS. Ele é utilizado por pessoas físicas que prestam serviços de forma autônoma, sendo equiparadas às empresas e com um "status" semelhante. Porém, alguns destes profissionais hoje devem migrar para outras formas de cadastros.

Este cadastro ainda difere do CNPJ, que é o número de identificação das pessoas jurídicas no Brasil, nomeadamente as empresas. Quem se cadastra através do CEI habitualmente está desobrigado a possuir um CNPJ.

Um de seus objetivos é permitir que a pessoa física prestadora de serviços possa apurar e recolher corretamente o INSS sobre o valor recebido.

A matrícula CEI e as atuais matrículas exigidas não são obrigatórias a todos os profissionais. A pessoa física, normalmente profissional liberal, tem um prazo de até 30 dias após o início das atividades para cadastrar a matrícula CEI junto à Receita Federal.

Serve para diferentes casos, apresentados abaixo:

  • Equiparados à empresa desobrigados da inscrição no CNPJ,
  • Obra de construção civil,
  • Produtor rural contribuinte individual,
  • Segurado especial,
  • Titular de cartório,
  • Adquirente de produção rural e
  • Empregador doméstico.

O cadastro é facilmente feito pela internet ou presencialmente em um órgão da Receita. No caso do empregador doméstico, a matrícula CEI é obtida quando é feito o cadastro no portal eSocial.

Atualmente, o CEI foi substituído por outros dois cadastros conforme a atividade exercida. O primeiro deles é o Cadastro Nacional de Obras (CNO) e o segundo é o Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física (CAEPF).

Quem deve emitir CNO?

O Cadastro Nacional de Obras (CNO) destina-se às obras de construção civil e forma um banco de dados criado para substituir o CEI. Atualmente este é o cadastro principal para o recolhimento de INSS dos trabalhadores da obra.

No caso de obras que já possuíam CEI, esta deverá migrar para o CNO, onde o número de inscrição se manterá para o cumprimento das obrigações com a Receita Federal.

Quem deve emitir CAEPF?

O Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física (CAEPF) também é um substituto do CEI, porém mais amplificado para diferentes áreas.

Este cadastro agrega os Contribuintes Individuais da Previdência Social e deve ser emitido quando se aplica em uma das situações:

  • O contribuinte individual possui outro segurado que lhe preste serviço;
  • Titulares de cartórios;
  • Pessoa física não produtor rural, que adquire produção rural para venda no varejo a consumidor pessoa física;
  • Produtor rural contribuinte individual;
  • Segurado especial da Previdência Social.

Profissionais pessoas físicas que já estejam cadastrados no CEI devem migrar para o CAEPF. Este processo pode ser feito pelo portal eCac.

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?
Leonardo Pereira
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2022), em Portugal
O que é CAPM O que é CEI e para quem serve? O que é Churn Rate