Marketplace

Marketplace é um termo em inglês em junção de duas palavras, mercado (market) e lugar (place), ou seja, um local próprio para compra e venda de produtos.

Tradicionalmente, os mercados formaram-se em várias civilizações onde haviam locais propriamente feitos para o comércio de bens entre as pessoas, algo que se vê até os dias de hoje.

Atualmente o termo marketplace é utilizado como referência a um local próprio da Internet, um site, onde se encontram diferentes vendedores que comercializam seus produtos de maneira virtual.

Como funciona o e-marketplace

O marketplace praticado na Internet é também conhecido como e-marketplace, grafado com a letra "e" de eletronic, sendo o local virtual onde comerciantes divulgam seus produtos.

Um site desenvolvido para ser um marketplace serve para recepcionar diferentes vendedores e clientes, em que as operações são feitas a partir de um cadastro de ambos.

Os vendedores instalados podem ser desde empresas, que têm como atividades as vendas por este tipo de site, como pessoas que estejam interessadas a vender artigos particulares.

Os clientes cadastrados possuem diferentes tipos de produtos à disposição, onde podem consultar preços e realizarem pagamentos por transferência virtual.

Tipos de marketplaces

Existem diferentes tipos de marketplaces que se caracterizam pelos tipos de vendedores e consumidores presentes.

Marketplace B2B

O B2B é o marketplace Business to Business, em que a relação de venda e compra acontece entre vendedores e fornecedores, ou de empresas para empresas.

Marketplace B2C

O B2C, que significa Business to Consumer, é o tipo de marketplace que realiza o intermédio entre empresas e consumidores.

Marketplace C2C

O C2C, Consumer to Consumer, é um tipo de plataforma onde pessoas exibem seus produtos para outras que estejam interessadas.

Marketplace B2G

O Business to Government é feito para empresas que vendem para o governo, seja municipal, estadual ou federal.

Marketplace B2B2C

Este é do tipo Business to Business to Consumer, onde comerciantes fazem negócios com outros vendedores, mas com foco no cliente final.

Diferença entre e-marketplace e o e-commerce

Apesar de ambos utilizarem suas plataformas na Internet, o e-commerce é um tipo de site criado para que se vendam produtos da própria empresa que o desenvolveu, diferente do marketplace que apenas é um intermediário entre vendedores e compradores.

Comparado aos espaços físicos, entrar em um e-commerce é como estar na própria loja em que os produtos são comercializados, enquanto o e-marketplace é um shopping onde existem diferentes comerciantes.

Um site de marketplace pode ser feito exclusivamente para um tipo de setor, ou comercializar diferentes tipos de produtos e serviços.