Know How em uma empresa

O que é Know How?

Know-how é um termo da língua inglesa que significa "saber fazer", muito utilizado no âmbito empresarial para suas técnicas ou métodos aplicados.

O seguimento de um projeto está na produção de um produto, por exemplo, e o know how é o que permite sua continuação, com o conhecimento das tecnologias e dos processos que são necessários.

Além disso, muitas vezes a elaboração de novos projetos pode ser baseada em conhecimentos de projetos passados, ou seja, o know how que foi reunido durante o tempo.

Diferenças entre Know How e Know Why

Além do conceito que explica o conhecimento em saber fazer os processos, e o uso de uma tecnologia, por exemplo, existe também o Know Why, que tem como significado "saber o porquê".

A ideia com este termo está associada em entender os motivos que levam a criação de um produto ou serviço, e o quanto pode ser útil aos consumidores, além de outras atividades da empresa.

Enquanto Know-how aplica-se como a capacidade em fazer algo, o Know-why se refere ao modo como se pensa na utilidade e a intenção em cada atividade.

Tanto o know how, quanto o know why, são expressões que se utilizam no meio empresarial que expressam a identidade que cada organização possui.

Essas características podem ser mais marcantes e inflexíveis em algumas empresas, como é o caso de técnicas de um produto que só pode ser feito a mão, por exemplo. Por outro lado, existem aquelas em que é preciso compartilhar o know how de seus processos entre várias localidades, como é o caso de empresas franquiadas.

Saiba mais sobre o que é a cultura organizacional de uma empresa.

Você também pode saber mais sobre Capital Humano em o que é um Capital.

Keynesianismo Know How em uma empresaKPI