Inovação Tecnológica

Uma inovação tecnológica ocorre quando se lançam novos produtos ou processos produtivos diferentes e melhores dos que existiam anteriormente. A inovação também ocorre quando produtos e processos são melhorados relativamente às suas versões anteriores.

Além do campo que se associa à tecnologia, a inovação pode alcançar outras áreas da economia como a do marketing ou das organizações (gestão empresarial).

A inovação está intimamente ligada ao empreendedorismo, principalmente a tecnológica. Porém, para que possa existir a inovação deve ter aplicação econômica, tomando uma forma comercial.

Processo de inovação tecnológica

Processo de inovação tecnológica desde a geração da ideia à utilização da tecnologia

Inovação tecnológica refere-se ao processo em que as empresas criam e desenvolvem produtos ou processos. Este movimento vai desde a elaboração de uma ideia até a sua utilização em definitivo. Em geral, a utilização de invenções acontece primeiro nas empresas, que desenvolvem e implementam tecnologias inovadas.

Produtos e processos podem ser considerados inovações efetivas se passarem pelo processo de difusão ou disseminação comercialmente. Isto quer dizer que a nova invenção deve ser procurada e utilizada por parte dos consumidores, empresas ou países.

A criação de uma tecnologia inovadora passa por intensivos processos de investigação e desenvolvimento feitos pela indústria, muitas vezes com base numa potencial procura daquela inovação.

As inovações tecnológicas podem ser categorizadas em: radicais, incrementais e disruptivas. A primeira ocorre com a introdução de uma inovação em um novo mercado, enquanto a segunda ocorre com a aplicação de melhorias de forma contínua em produtos ou serviços. Já as inovações disruptivas ocorrem com a adoção de um conjunto de inovações, principalmente pelas empresas.

Exemplos de inovações tecnológicas

Além de serem marcantes, algumas inovações rondam o nosso dia a dia. Basta pensar em exemplos como a internet, os smartphones e tablets, ou mesmo o sistema GPS. São alguns dos quais farão ainda parte de nossas vidas por muito tempo.

Outros exemplos estão cada vez mais integrados em nossa rotina, mesmo que não percebamos. A Inteligência Artificial, os Assistentes Virtuais e o Blockchain são alguns destes. Dentro desta categoria podemos considerar ainda os drones, que em pouco tempo podem deixar de ser utilizados apenas para a captura de imagens aéreas.

Ainda na área informática, devemos ver nos próximos anos inovações tecnológicas constantes nos campos como os da cibersegurança, machine learning, big data e ainda dos dados em nuvem.

O que é inovação? Inovação Tecnológica O que é INPC?