G7

O que é G7?

O G7 é o grupo dos países economicamente mais poderosos do mundo, formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Os países membros possuem alto nível de industrialização e são estruturados enquanto governos democráticos.

Em 1997 a Rússia é incorporada, formando assim o G8. A estrutura se mantém assim até 2014, quando o país euro-asiático deixa de fazer parte devido à sanção do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em decorrência da anexação da República da Criméia à Federação Russa, realizada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Cúpula do G7

Anualmente os chefes de estado dos países membros G7 reúnem-se para discutir os rumos financeiros de seus países, e consequentemente da economia mundial. Representantes da União Europeia também participam para defender os interesses do bloco.

Criação do G7

O G7 surgiu na década de 1970 por iniciativa do presidente francês Valéry Giscard d'Estaing. A ideia era realizar um encontro informal entre as nações que dominavam os mercados ocidentais para coordenar movimentos em direção ao crescimento econômico e bloquear o avanço dos blocos comunistas.

O caráter informal é, em termos, mantido até hoje. O G7 não conta com uma representação formal, estrutura hierárquica ou algum tipo de organização em bloco. O planejamento da cúpula fica a cargo do país sede do encontro, que muda a cada ano.

Você também pode se interessar por G20, Bric, Brics e Ticks.