O que é family office

Os Family Offices são escritórios de consultorias que auxiliam famílias na administração de seus patrimônios.

Este serviço inclui o apoio completo para famílias com grandes recursos, incluindo auxílios nas partes jurídica, contábil e em investimentos de finanças privadas.

Como funciona um Family Office

Estes escritórios atendem a necessidade de famílias com rendimentos e patrimônios elevados, normalmente proprietárias de empresas, em temas como organização patrimonial, gestão financeira e de orçamento, e acompanhamento jurídico.

Os serviços de um family office oferecem às famílias mais comodidade na administração de seus recursos, além de obter uma consultoria completa sobre o assunto.

Outros serviços mais privados podem ser prestados, como o cuidado sobre imóveis ou iates da família, por exemplo, conforme o plano acordado com o escritório.

Tipos de Family Office

Muito comum em países da Europa, como a Suiça, ou nos Estados Unidos, estes escritórios podem ser conhecidos por dois tipos:

  • Single-family office: escritório que presta serviços apenas para uma família;
  • Multi-family office: escritório que presta seus serviços para duas famílias ou mais.

Entre estes tipos é comum que empresas adotem parâmetros como uma quantidade mínima de patrimônio ou uma quantidade fixa de famílias, no caso das multi-family offices.

Já as single-family offices normalmente são procuradas por famílias com patrimônios elevadíssimos, sendo estas estruturadas conforme suas necessidades.