Crowding out

O que é crowding out?

O crowding out acontece quando há uma redução dos fatores de consumo na economia que são sensíveis às taxas de juros, quando o Estado aumenta sua despesa.

Este termo pode ser conhecido em português como Efeito de Deslocação ou Efeito de Evicção.

crowding out é percebido quando o governo aumenta os gastos públicos, para expandir a economia, mas o efeito é anulado devido ao aumento das taxas de juros e consequente diminuição dos investimentos privados.

Quando toda a política é descompensada, o efeito fica conhecido como "crowding out total".

Como acontece o efeito crowding out

O crowding out surge quando o governo planeja um aumento de gastos públicos, na tentativa de criar uma grande política de expansão para a economia do país.

Para aumentar os gastos, o governo deve se financiar com mais impostos, ou com a emissão de mais títulos públicos, aumentando as taxas de juros de maneira a atrair novos investidores.

O aumento das taxas de juros do governo influencia as demais taxas de juros do país, encarecendo os investimentos privados, anulando, total ou parcial, a expansão econômica.

Quando acontece o crowding out, a quantidade de despesa pública aumenta sem que se tenha aumentado o Produto Interno Bruto (PIB) no período, ou seja, o governo aumenta, proporcionalmente ao PIB, o seu endividamento.