Crowdfunding (Financiamento Coletivo)

O que é Crowdfunding?

O financiamento coletivo, atualmente mais conhecido por crowdfunding, acontece quando alguém, ou um grupo, pretende arrecadar uma quantia em dinheiro de pessoas que estão dispostas a colaborar com um projeto.

Este meio de arrecadação utiliza de ampla divulgação para que as pessoas interessadas possam tomar conhecimento e doem ao projeto. Para isso são utilizados meios como a televisão, rádio, concertos de música, e o mais popular atualmente, pela Internet.

O financiamento coletivo pela internet se tornou mais conhecido pela expressão em inglês Crowdfunding ou, ainda, pelo termo mais popular, "Vaquinha Online".

Pelos sites de crowdfunding, quem possui algum projeto deve criar uma campanha de arrecadação de fundos indicando a quantia necessária e o tempo que deve ficar em ativo, que se aprovada, começa a receber as doações.

Para receber as doações de pessoas interessadas, é preciso que o projeto seja bem apresentado, com os objetivos bem definidos e ampla divulgação.

Sites de crowdfunding mais utilizados

Existem diversos sites de financiamento coletivo que oferecem este serviço online, e que tem atraído cada vez mais utilizadores com diversos tipos de projetos, dos quais podemos listar:

Tipos de campanhas de Crowdfunding existentes

Existem 4 tipos de campanhas para Crowdfunding atualmente: doação, recompensa, equity crowdfunding e debt crowdfunding.

1. Doação (campanha sem recompensa)

A campanha por doação, também conhecida por ser sem recompensa, é mais realizada por instituições de caridade e outros grupos que apoiam causas assistencialistas.

2. Recompensa

O tipo mais comum de crowdfunding, onde os criadores do projeto oferecem uma recompensa aos doadores.

3. Equity Crowdfunding

Neste tipo de Crowdfunding, os contribuintes são vistos como investidores, em que o dinheiro é investido com o objetivo de se obter lucro com o projeto, principalmente em Startups.

4. Debt Crowdfunding

Este financiamento funciona como um tipo de "empréstimo", pois o valor da doação é devolvido depois de um tempo, com juros adicionado.

Modalidades de Crowdfunding

Existem, ainda, duas modalidades de Crowdfunding a serem escolhidas, conhecidas como: "Tudo ou Nada" e a "Flexível".

Pela campanha "Tudo ou Nada", o criador do projeto escolhe a quantia mínima que é necessário para seu projeto. Se esse valor não for arrecadado no tempo estipulado o site devolve todo o dinheiro para os doadores e nenhuma taxa é cobrada.

Do contrário, pela campanha "Flexível" mesmo que não seja arrecadado o mínimo, ao fim do prazo o dinheiro é entregue ao criador, onde também são cobradas as taxas de cada site.

A primeira campanha é recomendada para aqueles que realmente precisam de uma quantia mínima para investimento do projeto, e a segunda para aqueles que precisam de qualquer quantia para o projeto.

Exemplos de crowdfundings de sucesso

Um dos exemplos que tiveram maior sucesso com a arrecadação de fundos foi pela empresa americana Oculus VR, que em 2012 arrecadaram mais de 2 milhões de dólares para investir no projeto do óculos de realidade virtual.

Outro exemplo de crowdfunding de sucesso foi o realizado pela empresa M3D, que em 2014 arrecadaram mais de 3 milhões de dólares para o projeto de uma impressora 3D portátil e de baixo custo.

Os dois projetos fizeram suas campanhas pelo site americano Kickstarter, conhecido como o maior site de crowdfunding do mundo.

CRM - Customer Relationship Management Crowdfunding (Financiamento Coletivo)CSLL