O que é coaching?

Coaching é um processo de acompanhamento pessoal feito por um profissional que visa ajudar a identificar e alcançar metas, resolver problemas e desenvolver habilidades em diferentes áreas da vida, como na carreira.

No coaching, um tutor (o “coach”) ajuda seu cliente (o “coachee”) a traçar e executar um plano de ação. Isso pressupõe ter uma visão mais clara de seu objetivo, aumentar sua autoconfiança e aprender a colocar em prática seu potencial a fim de atingir a meta estabelecida.

A função do coaching é promover o autoconhecimento. O coaching pressupõe que o cliente já possui as respostas para suas questões, apenas precisa de auxílio para ter maior consciência de suas capacidades, de suas deficiências e do caminho a seguir.

A oferta desse tipo de serviço passou por um boom no Brasil, o que aumenta a necessidade de se pesquisar bem as qualificações de quem exerce a função de coach antes de contratar esse tipo de acompanhamento.

Como funciona o coaching?

O trabalho de coaching adota técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas áreas, como administração, psicologia, neurociência, finanças pessoais e recursos humanos, dentre outras.

O processo é conduzido através de sessões, em intervalos previamente combinados entre coach e cliente, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Cada sessão dura, em média, entre uma ou duas horas e não precisa necessariamente ser presencial: alguns profissionais oferecem o acompanhamento por Skype, por exemplo.

Ao final de cada sessão, são estabelecidos passos que o cliente deverá dar até o encontro seguinte, quando o cumprimento dessas metas será avaliado e novas serão definidas.

As sessões podem ser tanto individuais como em grupo (se o objetivo for o alcance de um objetivo de uma equipe de trabalho, por exemplo).

O coaching é um processo idealmente de curto prazo. Os profissionais que atuam nessa área costumam prometer mudanças positivas e duradouras em seus clientes em um curto espaço de tempo.

Ao contrário de uma terapia, o coaching trabalha com planos de ação para metas específicas, sendo indicado em casos como, por exemplo:

  • A pessoa tem um sonho, mas nunca conseguiu concretizá-lo
  • Um empregado tem um relacionamento difícil com seu chefe ou um colega de trabalho
  • O profissional sente que sua produtividade está baixa e não sabe como melhorar seu desempenho
  • Existe dificuldade em conciliar a vida profissional com a particular
  • Um funcionário foi promovido e está achando difícil exercer uma função de liderança

Tipos de coaching

Existem coaches especializados nos mais diversos nichos. No campo pessoal, alguns exemplos são o coaching familiar, o coaching de dieta e o coaching de finanças pessoais. O coaching empresarial é utilizado sobretudo por líderes e colaboradores que buscam atingir metas de carreira e de negócios. Veja alguns exemplos de coaching:

Coaching executivo

É voltado para profissionais que exercem cargos elevados na hierarquia das empresas, como gestores e diretores. Os objetivos desse acompanhamento é não apenas desenvolver nesses profissionais capacidades que beneficiem a corporação, mas também fazer com que aumentem sua satisfação profissional no exercício da função.

No caso dos executivos, algumas das metas que costumam ser trabalhadas são o aumento da capacidade de liderança e da inteligência emocional, a fim de que consigam extrair o melhor de suas equipes e enfrentar situações de estresse.

Coaching de carreira

É indicado para profissionais que estão insatisfeitos com seus empregos, pretendendo mudar de área ou encontrar um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, por exemplo, aprendendo a gerir melhor seus horários. Também pode auxiliar a definir metas de longo prazo ou alcançar objetivos como o de obter uma promoção, por exemplo.

Coaching financeiro

O coaching financeiro trabalha auxilia a organizar as finanças pessoais ou de uma empresa. Pode ser usado, por exemplo, por endividados que querem ajuda para sair do vermelho ou por pessoas que não conseguem juntar dinheiro para atingir um objetivo de consumo.

Você também pode se interessar por Qualidade de vida no trabalho.