Cheque pré-datado

O que é um cheque pré-datado?

Um cheque do tipo pré-datado é conhecido por ser uma forma de adquirir um produto ou serviço, em que o vendedor apenas deposita o cheque em uma data combinada. 

Sendo assim, o popularmente conhecido "cheque pré", é uma forma não normalizada de comprar a prazo, em que o dinheiro apenas será debitado da conta do cliente após o tempo combinado.

Como preencher um cheque pré-datado

O cheque é uma ordem de pagamento à vista, por isso, é preciso que tenha em conta o valor a ser debitado para o vendedor sacar o dinheiro.

Por isso, para que a compra possa ser efetivamente paga em uma data posterior, deve haver um acordo com o comerciante sobre qual o dia o cheque será depositado. 

Ao preencher um cheque do tipo pré-datado, é preciso colocar a data que será descontado. Se a compra é feita no dia 30 de maio e o cheque é para 30 dias, deve ser preenchido com a data 30 de junho, por exemplo.

O mesmo serve para uma compra que seja estipulado um parcelamento da compra, onde podem ser emitidos diferentes cheques com a data de cada desconto.

Uma outra opção de preenchimento acontece ao se utilizar a frase "Bom para:" seguido da data em que pode ser descontado, isso mesmo que contenha o dia em que foi emitido o cheque.

O cheque quando é pré-datado também pode ter outras características como cheque cruzado ou como cheque nominal, onde o valor deve ser depositado apenas na conta do beneficiário.

Saiba, ainda, sobre o que é um cheque administrativo.