O que é brand equity?

O brand equity é conhecido pelo valor que o marketing consegue atribuir a uma dada marca e a força que ela consegue ter no mercado que participa.

Este valor corresponde aos ativos de uma marca resultantes das ações do marketing desde quando desenvolvem estratégias de branding.

O objetivo deve ser a agregação de valor ao nome da marca e como ela é reconhecida, considerando a percepção do consumidor e os seus aspectos positivos e negativos.

Como é feito o brand equity

O brand equity é feito com a marca da empresa e de seus produtos. Os esforços do marketing são feitos para a marca ganhe espaço no mercado.

O valor de uma marca é uma componente intangível avaliada conforme a opinião dos consumidores. Ter uma marca conhecida, pode impulsionar as vendas de uma empresa.

Isso pode ser percebido quando um produto com uma marca conhecida é colocado ao lado de uma marca genérica. O valor atribuído pelos consumidores à marca conhecida, permite que o faturamento seja maior.

O desenvolvimento do brand equity é feito com ações que promovam a marca no mercado e que a tornam conhecida pelo público.

Ações de publicidade, distribuição de amostras ou a promoção de parcerias são formas que podem ser utilizadas para isso. Utilizar a internet para tornar a marca conhecida pode ser uma das melhores formas.

Com estas práticas, além de tornar o produto conhecido, o público consegue perceber quais são as suas qualidades e relacionar à marca.

Além disso, é importante pesquisar a opinião dos consumidores do produto e entender o que pensam e como se relacionam com a marca.

Exemplo de brand equity

No mundo existem diferentes exemplos de empresas que fortaleceram a sua marca para aumentar as suas vendas e o faturamento.

Um dos maiores exemplos é a Apple, que atua no mercado tecnológico há anos com a venda de produtos como notebooks, tablets e smartphones.

A empresa procura diferenciar os seus produtos ao máximo perante seus concorrentes e consegue obter receitas bem elevadas todos os anos.

Tudo isso acontece pela forma como o público reconhece a marca, mesmo que existam outros produtos do mercado com a mesma qualidade e utilidade para os consumidores.

Publicado em