Produto Nacional Bruto: o que é e como é calculo o PNB

O Produto Nacional Bruto (PNB) é uma das medidas macroeconômicas que é possível medir para um país e o que é produzido por seus cidadãos.

O PNB corresponde ao conjunto de bens e serviços produzidos por pessoas e empresas do país não importando onde, considerando o critério da nacionalidade.

É o caso de quando a produção e os rendimentos de uma empresa do país são conseguidos em outro país. Estes valores entram para o PNB. Já as saídas de rendimentos diminuem o valor do PNB.

Como é calculado o PNB

A medida do Produto Nacional Bruto leva em consideração outra medida da macroeconomia que é o Produto Interno Bruto (PIB). Além deste é medida toda a atividade econômica de entradas e saídas de rendimentos.

De forma simplificada, o cálculo do Produto Nacional Bruto pode ser feito pela forma:

  • PNB = PIB + RLE

Em que a Renda Líquida do Exterior (RLE) mede as entradas menos saídas que provêm do exterior. Se houveram mais saídas do que entradas, essa parte fica negativa e reduz o valor do PNB.

Estes rendimentos fazem parte da distribuição primária da economia do país em relação com o exterior. Uma empresa instalada no país vinda do exterior acaba por transferir rendimentos obtidos para o seu país de origem.

Da mesma forma, temos como exemplo cidadãos do país que obtêm rendas no exterior e transferem ao seu país de origem, estes resultados entram nesta conta aumentando valor da Renda Bruta da nação.

Diferença entre PNB e PIB

O Produto Nacional Bruto (PNB) considera tudo aquilo que foi produzido por cidadãos do país não importando onde foi.

Já o Produto Interno Bruto (PIB) considera a renda agregada dentro do território do país, mesmo que feito por empresas e cidadãos estrangeiros.

O PIB pode ser medido de três maneiras, sendo através de toda a produção, pela renda agregada ou por toda a despesa dentro do país no período.

Enquanto o o PIB quantifica a riqueza gerada por todos aqueles que residem no país, independente da nacionalidade, o PNB evidencia a riqueza gerada pelos agentes nacionais, independente de onde produzem.

Países onde grande parte da produção é feita por empresas estrangeiras, por exemplo, acabam por ter um PNB menor do que o PIB devido às transferências de rendimentos.

O que é o Pleno Emprego? Produto Nacional Bruto: o que é e como é calculo o PNB Política Cambial